Quem tem pedra no rim sempre vai ter?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A causa destas formações podem ser diversas, mas normalmente estão ligadas alimentação e fatores genéticos. Desta forma, todo indivíduo que já teve uma vez o problema é um forte candidato a ter novamente.

Quem teve cálculos renais uma vez, pode voltar a ter o problema novamente.

Quando não tratado, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito.

Náuseas e vômitos são sintomas frequentes de pedras nos rins. Além da dor e forte incômodo na região lombar e abdominal, desencadeados por uma crise repentina, estes sintomas ocorrem em resposta à agressão que a migração do cálculo renal provoca.

Quanto tempo leva para formação de um cálculo renal? Eles podem se formar lentamente ao longo de anos sem que seja percebida sua presença. Habitualmente, os portadores são assintomáticos e não sabem que têm cálculos renais, enquanto estes estiverem no rim.

Os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio. Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

A principal causa da formação da pedra no rim é a pouca ingestão de água, que deixa a urina com uma concentração de cristais muito alta.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Chá de quebra-pedra
O chá de quebra-pedra é uma das opções mais conhecidas, já que como o seu nome diz, ajuda a dissolver as pedras já existentes nos rins, além de prevenir a formação de novas. Essa planta medicinal é antioxidante, antibacteriana, e também previne infecções bacterianas.