Quais são as fases da pneumonia?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

NA PNEUMONIA LOBAR USUALMENTE HÁ QUATRO ESTÁDIOS CARACTERIZADOS POR: CONGESTÃO (HIPEREMIA), "HEPATIZAÇÃO VERMELHA," "HEPATIZAÇÃO CINZENTA" E RESOLUÇÃO.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

Isso porque, quando a inflamação não é tratada, o germe entra na corrente sanguínea, espalha-se pelo corpo e acarreta uma infecção generalizada. O quadro evolui para uma insuficiência respiratória, levando o paciente a precisar de um suporte de ventilação mecânica, cujo risco de morte é considerável.

Por exemplo, a tosse e a febre costumam desaparecer em 48 horas. A tosse pode melhorar em cinco a sete dias, ou até duas a três semanas, em casos mais severos. Do ponto de vista da tomografia, pode levar até um mês para que os sinais de pneumonia desapareçam completamente dos pulmões.

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.

Fatores de risco:
– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.

dor no peito que piora quando você respira ou tosse; sensação de cansaço ou fadiga; perda de apetite; náusea ou vômito.

Em alguns doentes, a pneumonia necrotizante culmina com abcessos pulmonares, noutros por sua vez a aspiração produz uma doença com uma duração de várias semanas que se caracteriza por mal-estar, tosse produtiva e febre baixa.

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.