Como cuidar de uma pessoa com pneumonia?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

O indicado, portanto, é utilizar máscaras, cobrir a boca ao tossir e espirrar e higienizar bem as mãos. O tratamento da doença dura em torno de 21 dias e, nesse período, é necessário voltar ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou não apresentarem melhoras após uma semana.

Se tiver com sintomas de pneumonia, limite o contato muito próximo com outras pessoas. Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Vacine-se.

Como a pneumonia é transmitida pelo contato com as secreções respiratórias infectadas, pessoas com a doença devem evitar contatos diretos com familiares não infectados e amigos. Proteger a boca e o nariz também é importante, principalmente ao tossir e os lenços de papel descartados.

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.

Se ficou com pneumonia ou algo mais grave, o ideal é descansar 14 dias: sete dias de antibiótico e sete para se recuperar.

Em casos leves de pneumonia, é possível tratar em casa com medicamentos para alívio da febre e dor, antibiótico (em caso de pneumonia bacteriana), além de repouso e hidratação adequada.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Falta de ar ou dificuldade respiratória; Confusão mental; Fraqueza; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Sim! A friagem pode afetar diretamente os pulmões e as vias aéreas, aumentando a inflamação e a irritação, podendo facilitar o surgimento de pneumonias ou outras infecções respiratórias em casos específicos.

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.

Deve-se evitar tomar banho com água quente para não aumentar ainda mais a temperatura corporal e ter risco de agravar os prejuízos da febre no corpo”, completa o médico.