O que aumenta a pressão sal ou açúcar?

Perguntado por: ucampos3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Sal pode ser menos prejudicial à saúde de pacientes com pressão arterial elevada do que se pensava. De acordo com médicos do Mid America Heart Institute, um novo estudo descobriu que açúcares processados podem contribuir mais para a pressão alta e doenças cárdicas do que o sal.

O açúcar contribui para o aumento de peso, que obriga o coração a bombear o sangue com mais força. O resultado? Maior pressão nos vasos. O açúcar também faz com que o nosso metabolismo acelere.

O consumo de sal sempre foi considerado um dos maiores vilões causadores do aumento da pressão arterial (PA).

Açúcar em excesso favorece pressão alta e sobrepeso.

Como o sal está associado a problemas de hipertensão, muita gente acha que comer o condimento vai ajudar a solucionar uma queda de pressão (hipotensão). Mas isso não tem nenhum efeito imediato e o alimento precisa de muito tempo – horas e até dias – para provocar qualquer efeito na pressão.

Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar qualquer tipo de suco industrializado (como por exemplo o suco em pó) e bebidas isotônicas devido as restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.

Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.

Consumo de doces pode piorar hipertensão
“Começam a surgir evidências de que o excesso de frutose (um tipo de açúcar) pode causar processos inflamatórios. Estudos mostram um efeito hipertensivo duas vezes maior nos indivíduos que ingerem mais açúcar e carboidratos.

Afinal, por que o sal faz mal? Ao ser consumido demasiadamente, o sal faz com que o organismo retenha líquido, levando a uma sobrecarga no sistema circulatório, prejudicando os rins e contribuindo para o aumento da pressão sanguínea.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

1) Beber água ajuda a manter a pressão arterial sob controle
Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio.

Em outras palavras: colocar sal embaixo da língua para aumentar a pressão é um mito! O sal, um dos vilões da hipertensão, é absorvido pelo organismo mas os feitos na pressão não acontecem com tanta rapidez, como num passe de mágica.

O sódio presente no sal retém maior quantidade de líquido e isso faz com que o volume de fluidos nos vasos sanguíneos aumente. Dessa forma, os vasos sofrem maior pressão. Por outro lado, o consumo de sal em quantidade moderada é recomendado, visto que é importante para o organismo.