Como saber se a pneumonia e por vírus ou bactéria?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

A Pneumonia Viral geralmente é acompanhada de sintomas gripais como coriza e obstrução nasal, e a tosse é intensa, rouca, ladrante (tosse de cachorro). Para diferenciar a pneumonia bacteriana da viral, frequentemente é preciso fazer exames de imagem, como radiografia de tórax.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Pneumonia Bacteriana
Elas são consideradas as mais perigosas, sobretudo quando a infecção se dá por bactérias gram-negativas, pois destroem rapidamente o tecido pulmonar, agravando a doença.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias.

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.

Principais resultados: Amoxicilina e penicilina procaína foram mais efetivas que o co-trimoxazol para o tratamento de pneumonias comunitárias em crianças tratadas em ambulatório.

dor no peito que piora quando você respira ou tosse; sensação de cansaço ou fadiga; perda de apetite; náusea ou vômito.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

A pneumonia bacteriana geralmente não é contagiosa e pode ser tratada com antibióticos que são prescritos por um profissional.

Os principais sintomas são:

  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.

Fatores de risco:
– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.