Quem tem pneumonia pode sair?

Perguntado por: ividal2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

a pneumonia viral pode ser curada de modo espontâneo. Em geral, a doença se desenvolve por outros problemas de saúde, como garganta inflamada e gripe. Em pessoas com o sistema imunológico fortalecido, a pneumonia é facilmente controlada. Já em indivíduos debilitados, ela tende a se manifestar de modo mais agressivo.

Se tiver com sintomas de pneumonia, limite o contato muito próximo com outras pessoas. Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Vacine-se.

A evolução da doença precisa ser acompanhada de perto por um profissional, alerta o especialista. Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais.

Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.

Os casos de pneumonia viral costumam ser mais simples e são tratados em casa com cuidados básicos, como repouso e uso de expectorantes e medicamentos antitérmicos. Já nos casos bacterianos, é necessário o uso de antibióticos para que o corpo consiga eliminar o micro-organismo.

Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

Período de incubação: 7-10 dias, podendo varia de 5-21 dias. Período de transmissão: as pessoas infectadas são mais contagiosas durante a fase catarral e as 2 primeiras semanas após o aparecimento da tosse. Afastamento recomendado: por 5 dias após o início do tratamento apropriado.

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

As principais manifestações de sintomas incluem falta de ar, dor no peito e tosse. Assim como as crianças, idosos e pacientes com algum grau de comprometimento imunológico, como portadores de doenças crônicas ou pessoas em tratamento de câncer, são mais suscetíveis.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Deve-se evitar tomar banho com água quente para não aumentar ainda mais a temperatura corporal e ter risco de agravar os prejuízos da febre no corpo”, completa o médico.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Sim! A friagem pode afetar diretamente os pulmões e as vias aéreas, aumentando a inflamação e a irritação, podendo facilitar o surgimento de pneumonias ou outras infecções respiratórias em casos específicos.

A luz do sol pode servir como um remédio que ajuda na recuperação de infecções dos pulmões.

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.