Quem tem pedra nos rins pode tomar refrigerante?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Pessoas predispostas a desenvolver pedras nos rins precisam estar atentas a alguns hábitos que, durante o verão, aumentam o risco desse tipo de problema.

Verdade. O consumo excessivo de sal, embutidos, industrializados, refrigerantes e alimentos ricos em sódio de maneira geral é um fator de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins.

Resultado: O consumo diário de refrigerantes e outras bebidas adoçadas pode aumentar em até 23% os riscos de desenvolver pedras nos rins, quando comparado àquelas pessoas que consumem a bebida apenas uma vez por semana.

Nos pacientes com histórico de cálculo renal de ácido. úrico de repetição devem evitar a cerveja devido a um. aumento de chance de novos cálculos de ácido úrico. com o uso da cerveja e também se associado a carne.

É melhor não! sérios problemas. Por exemplo: As bebidas à base de cola são ricas em fósforo.

A primeira dica é beber muita água – pelos menos 2,5 litros por dia. A água, certamente, é a principal fonte de hidratação do corpo, ajudando a evitar a formação das pedras nos rins.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

As principais formas de tratamento são:

  1. ureterorrenolitotripsia flexível a laser ou ureteroscopia;
  2. nefrolitotripsia percutânea para pedras nos rins;
  3. litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO)

Um estudo de outubro de 2021 da National Kidney Foundation apontou que a cafeína tem ação protetora e pode, na verdade, reduzir o risco de cálculos renais. De acordo com a análise, beber uma xícara ou uma xícara e meia por dia diminui essas chances em até 40%.

Chá de Quebra-Pedra
Essa é a bebida mais famosa entre as que auxiliam no tratamento renal. Especialmente quem já teve, ou tem, pedras nos rins, certamente conhece a receita desse chá para inflamação nos rins.