Quem tem NIC 3 sente dor?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.

A conização realiza a remoção de um pequeno pedaço do colo do útero, que na maioria das vezes, é o suficiente para tratamento e cura de uma NIC 1 persistente ou lesões intraepiteliais cervicais de alto grau (NIC 2, NIC 3 e adenocarcinoma in situ).

NIC III. Trata-se do carcinoma in situ, o tipo mais avançado de NIC. Nesse estágio, as células do colo do útero estão muito alteradas, e 30 a 70% das pacientes podem desenvolver um carcinoma invasor em até 20 anos caso a condição não seja tratada.

Todas as pacientes com lesoes NIC 2 e NIC 3 devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Pacientes diagnosticadas com neoplasia invasiva devem sem demora ser encaminhadas para tratamento.

Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir.

A NIC III é a real lesão precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.

O tempo médio estimado da duração das LIE-AG é 12,5 anos. A fase com menor tempo de duração é NIC 2, ou seja, quando estas lesões não regridem, evoluem num pequeno intervalo, de em média 2,2 anos, para NIC 3 (displasia grave).

A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Caso a anestesia seja local, o medicamento anestésico será injetado no colo do útero e o tecido em formato de cone será retirado. A conclusão da cirurgia é feita com a sutura da parte que foi cortada ou com o uso de um dispositivo de cauterização, que sela os vasos sanguíneos com uma corrente elétrica.

Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. A coilocitose, alteração que sugere a infecção pelo HPV, pode estar presente ou não.

Qualquer que seja o método utilizado para o tratamento das lesões intra-epiteliais cervicais, há sempre a possibilidade de recidiva.