Como resolver hiperplasia?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O tratamento para a hiperplasia prostática benigna normalmente é feito através do uso de remédios e medicamentos que auxiliam e fazem diminuir os problemas resultantes do aumento do tamanho da próstata como por exemplo retenção urinária ou pedras nos rins.

Opções de tratamento para a hiperplasia prostática
Para casos que vão de leves a moderados, o problema pode ser tratado com medicamentos. Existem hoje várias categorias de fármacos usadas nesse contexto, que são selecionadas conforme o tipo de sintoma apresentado pelo paciente, de forma isolada ou combinada.

Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.

Uma complicação frequente da hiperplasia prostática benigna é a infecção urinária, que pode acontecer quando não se consegue esvaziar completamente a bexiga e as bactérias podem crescer na urina residual. Se não for tratada, a HPB também pode causar um dano sério ao sistema urinário do homem.

Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar no alívio dos sintomas, como por exemplo: Reduzir o consumo de álcool e cafeína. Evitar beber líquidos na hora de dormir. Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos.

Tomates e outros frutos vermelhos
Isso acontece porque ele é muito rico em um componente chamado licopeno, que é um antioxidante muito poderoso e eficaz.

Medicamentos para a HPB
Existem principalmente dois tipos de medicamentos: Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga.

Quais as causas da hiperplasia? Esse aumento no volume de células pode ser estimulado, por exemplo, por uma desregulação de hormônios. Isso faz com que tecidos cresçam em lugares errados ou com que órgãos aumentem de tamanho de forma desnecessária.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores. Eles complementam, porém, que mesmo a atividade física moderada parece diminuir os riscos em geral de morte por qualquer causa.

Como é feito o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB)? Cabe ao Médico Urologista, em conjunto com o paciente, decidir qual o tratamento mais adequado para cada caso.

A hiperplasia endometrial, também chamada de espessamento endometrial, é considerada um fator de risco importante para o câncer de endométrio, que é um tipo de câncer ginecológico comum em mulheres após a menopausa.

Em suma, a principal diferença entre hiperplasia e câncer de próstata é que, a primeira se trata de uma doença benigna e a segunda é uma doença maligna. Apesar disso, cada uma exige diagnóstico e acompanhamento adequado.