Quem tem insuficiência cardíaca pode tomar café?

Perguntado por: ebonfim6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Não! Quando tomado moderadamente, o café não faz mal para o coração, pelo contrário, os antioxidantes contidos no grão de café atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que impede a ação nociva de radicais livres que prejudicam as paredes das artérias.

As análises “fornecem mais evidências de que o consumo moderado de café não aumenta o risco de doença cardíaca e não precisa ser interrompido se a pessoa tiver doença cardíaca, mesmo que seja um ritmo cardíaco anormal”, disse Kao.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que mostra que o café faz mal para o coração, mas já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Entretanto, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada.

Em relação à saúde do coração, o consumo exagerado de café pode aumentar a pressão arterial e causar arritmia cardíaca (aumento dos batimentos do coração) e até infarto. No que diz respeito aos malefícios à saúde em geral, o café em excesso pode causar refluxo gástrico, dores de cabeça e náuseas.

No entanto, o café descafeinado não faz mal para pessoas que têm condições como insônia, ansiedade, enxaqueca ou estresse, sendo é uma boa alternativa para quem gosta dessa bebida, mas precisa diminuir a ingestão de cafeína.

Movimentar o corpo regularmente estimula o coração a trabalhar com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. Além disso, o sangue flui melhor e as artérias e os vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

A melhor forma de prevenir o problema inclui a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e de exercícios e também o tratamento das doenças que podem levar à insuficiência cardíaca, como hipertensão, diabetes e patologias coronarianas.

Além do abandono dos remédios, infecções foram responsáveis pelo agravamento do quadro em 23% dos casos, seguidas de arritmias cardíacas (12,5%) e aumento da ingestão de água e sódio (8,9%).

Para isso deve-se evitar sal, procurar ingerir muitos líquidos, praticar atividades físicas e perder peso. Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras.

Quem tem insuficiência cardíaca pode tomar água com frequência. Mito. Um estudo publicado no periódico Oncotarget mostrou que o consumo de volumes de líquidos acima do recomendado pode estar associado a uma piora do quadro de insuficiência cardíaca.

A dipirona só deve ser utilizada sob cuidadoso monitoramento hemodinâmico em pacientes nos quais a diminuição da pressão sanguínea deve ser evitada, tais como pacientes com doença cardíaca coronariana grave (doença grave no coração) ou obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Café e coração
E café não tem nada a ver com isso. A arritmia comum, conhecida como fibrilação atrial, não é causada ou agravada pela cafeína, apesar da crença generalizada entre muitos médicos e pacientes de que o café deve ser evitado nessas condições.

Existem diversas opções, como leite de amêndoas, leite de côco, de aveia, de soja e muitos outros. O café possui muitos pontos positivos e não tem problema tomar uma xícara por dia, de forma moderada.

Resultado final do teste de cafés
O café torrado e moído da marca Melitta foi considerado o Melhor do Teste, e tivemos mais 13 marcas com excelente qualidade.

Café coado
Esta versão da bebida possui baixíssima caloria, quando não adicionado de açúcar e é a melhor opção quando se trata de aproveitar com moderação os benefícios da cafeína.

DEFINIÇÃO. A bradicardia é o ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto. Nesse ritmo, o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de forma suficiente para o seu corpo durante uma atividade ou exercício físico.