Quanto tempo pode durar a insônia?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Seus sintomas costumam durar por três meses ou menos. A insônia crônica, por outro lado, dura por mais de três meses, e ocorre por, pelo menos, três noites por semana. Vale ressaltar que a insônia é diferente de curtos períodos de tempo.

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta.

Caso a insônia persista por mais de duas semanas, o recomendável é consultar um médico especialista em sono, pois o problema pode se tornar crônico.

Corpo começa a se recuperar da insônia em poucos dias
Em poucos dias, a pessoa já deve começar a se sentir melhor”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. Em apenas alguns dias, você passa a ter mais disposição para trabalhar, estudar e realizar suas atividades do dia a dia.

Quais são os motivos de a pessoa ter insônia? A respeito das causas e origens da insônia contribuem fatores do domínio cognitivo-comportamental como, por exemplo, higiene de sono inadequada, preocupações e crenças disfuncionais relativas ao sono e fatores do domínio neuro cognitivo e neurobiológico.

Como curar a insônia?

  1. Relaxe antes de dormir. Procure fazer atividades relaxantes antes de dormir. ...
  2. Deixe os eletrônicos de lado. O celular, computador, tablet e TV devem ser desligados cerca de duas horas antes de dormir. ...
  3. Prepare o ambiente. ...
  4. Faça uma atividade física. ...
  5. Adote hábitos positivos.

De acordo com a ONG National Sleep Foundation, o normal é que o indivíduo demore, após deitar-se, entre 10 e 20 minutos para engatar no sono. Caso você esteja levando muito mais (ou menos) tempo para dormir, é provável que haja algum desequilíbrio na sua rotina.

Na parte de trás do crânio
O local chamado "Sono Tranqüilo" ou "Pilar Celestial" está localizado atrás do lóbulo da orelha. Para o encontrar, coloque o dedo no pequeno osso atrás da orelha e deixe-o deslizar para um buraco a cerca de um centímetro da base do seu crânio.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

O sono acumulado, também conhecido como “débito de sono”, é a diferença do quanto você deveria ter dormido e quando você realmente dormiu. Como todo débito ele acumula e, ao contrário do que muitos pensam, não pode ser recuperado com um cochilo de dez horas no final de semana.

Capacidade de concentração reduzida; Pensamentos e reflexos mais lentos; Irritabilidade; Aumento da vontade de consumir carboidratos {tudo que o corpo quer, nesta hora, é energia, que os carboidratos oferecem};