Qual é o horário que a ansiedade ataca mais?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A ansiedade noturna é desencadeada pelos altos níveis de estresse gerados ao longo do dia, seja por questões profissionais ou pessoais. À noite, depois que as obrigações se encerram, recebemos menos estímulos à distração e abrimos espaço para as preocupações.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

“De manhã, o cortisol [hormona do stress] está elevado e tem mais adrenalina e uma frequência cardíaca maior. É isso que desperta as pessoas”, explica. Mas, para algumas pessoas com ansiedade, essa resposta fisiológica torna-se psicológica e os sintomas são muito piores pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.

Muitas vezes durante uma crise, tendemos a focar em todos os sentimentos e sensações ruins que estão passando pela mente. Nesses casos, esse foco pode ser um gatilho e até mesmo piorar a crise. O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões.

Ansiedade noturna inicial
Sua principal característica é a dificuldade de pegar no sono. Quando se aproxima a hora de dormir, a pessoa fica tensa e surgem sintomas como palpitações, sudorese e inquietações.

Algumas formas de lidar com essa parte do problema são criar distrações externas, como tentar conversar com uma pessoa focando sua atenção nela, cantar uma música, contar repetidas vezes até dez, desenhar, fazer listas ou qualquer outra atividade que ocupe sua mente e tire seu foco do problema.

De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. Mas, cá entre nós, ter um pouco de ansiedade no dia a dia é um sentimento completamente normal.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

A crise de ansiedade acontece quando a angústia e nervosismo se tornam inadministráveis, resultando em um intenso desconforto emocional. Ela normalmente possui um gatilho específico, mas também pode acontecer de repente. A pessoa em crise acredita que algo muito ruim está acontecendo ou está prestes a acontecer.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

A crise de ansiedade acontece quando os sintomas da ansiedade se manifestam abruptamente. O coração acelera, as mãos tremem e a respiração se torna irregular. A pessoa fica paralisada, sem saber como reagir. A sensação é de desespero e medo profundo, como se algo muito ruim estivesse prestes a acontecer.

O tempo de duração de uma crise de pânico é variável. Segundo a psiquiatra Juliana Diniz, o pico da ansiedade pode durar até 40 minutos, porém os efeitos de mal-estar podem se manter após esse período. Além disso, as pessoas com a síndrome do pânico podem ter crises recorrentes, com intervalos curtos entre elas.

Essa pressão forte no peito desencadeia, logo em seguida, dores nos ombros, nos braços, no queixo e no abdômen. A sensação se diferencia dos ataques de pânico no sentido de ser uma pressão mais profunda e associada a outras dores físicas. Além disso, é possível que essa dor se estenda por até 20 minutos.

Segundo a análise, a ansiedade piora pela manhã porque a resposta ao estresse descansa à noite enquanto a pessoa dorme, mas pode não descansar tanto em indivíduos com níveis mais altos de ansiedade, então aquele estresse fica acumulado ao longo da noite. Ao acordar, ele é liberado.