Quem tem hérnia tem que operar?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Em casos leves, o tratamento pode ser feito com mudanças na dieta, estilo de vida e acompanhamento médico. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar a hérnia e prevenir complicações graves, como obstrução intestinal ou estrangulamento do tecido herniado.

Obstrução intestinal
Com isso, acabam se acumulando dentro do intestino. Este quadro, se ignorado, pode levar à perfuração do intestino, infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte.

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

A resposta para esta pergunta é NÃO. Não é verdade que a cirurgia de hérnia de disco é perigosa. Entretanto, é necessário que o procedimento seja planejado e executado por um ortopedista especialista em coluna e que sejam seguidos todos os cuidados pré e pós-operatórios de maneira bastante criteriosa.

A hérnia inguinal é potencialmente grave. Como você viu, existem casos em que o conteúdo abdominal pode se manter aparente de forma constante. Quando isso acontece, essa porção de tecido pode ficar encarcerada.

Juliana Satake, fisioterapeuta, reforça que é possível ter qualidade de vida e viver sem dores mesmo com a presença de uma hérnia de disco.

Dor intensa e contínua, vermelhidão e sensibilidade são sinais de que a hérnia pode estar presa ou estrangulada. Outro sinal disso é se a protuberância costumava ir e vir, mas agora está presa. Esses sintomas são preocupantes e você deve entrar em contato imediatamente com seu médico ou cirurgião.

O único tratamento efetivo para a hérnia na barriga é a cirurgia. Há algumas situações em que a hérnia na barriga pode ser acompanhada, principalmente quando pequena e sem sintomas. Entretanto, é importante consultar-se com um especialista em hérnia para ter o diagnóstico e tratamento correto.

Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas. Fumar também pode levar a quadros de refluxo”, alerta.

O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal. Ela não é necessariamente fixa, podendo desaparecer e reaparecer novamente quando o paciente faz esforço físico que envolva a musculatura abdominal, como exercícios de força ou tossir.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.