Quem tem gordura no fígado pode tomar água de alho?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

O alho possui um gosto forte, por isso, pode-se acrescentar ao preparo do chá, meia colher de chá de gengibre em pó ou 1 cm da raiz de gengibre. O gengibre pode potencializar o efeito do chá de alho, pois também ajuda a reduzir o colesterol ruim. No entanto, não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes.

Além de também promover uma ação antioxidante, o alho reduz os os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, de forma que ajuda a não acumular gordura no fígado.

O alho possui alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo assim o risco de acumular gordura no fígado e, por isso, é uma ótima opção de alimento bom para o fígado.

Por seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório, o alho pode proteger o fígado de várias toxinas ao auxiliar na sua função.

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

Remédios caseiros para gordura no fígado

  1. perder peso.
  2. reduzir a ingestão de álcool.
  3. dieta rica em nutrientes com baixo teor de calorias, gordura saturada e gorduras trans.
  4. fazer pelo menos 30 minutos de exercício na maioria dos dias da semana.

4 Chá de gengibre, cacau e canela
O chá de gengibre, cacau e canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Para minimizar o problema, é fundamental evitar alguns tipos de alimentos na sua dieta. São eles: embutidos, bacon, frituras, carnes gordurosas, sorvetes, doces e açúcares em excesso.

A causa mais comum são os distúrbios do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem a obesidade, o diabetes e o pré-diabetes, condições de alta prevalência na população.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

Suco de abacaxi, couve e água de coco
Esse ingrediente ajuda muito a hidratar e desintoxicar o corpo (além de ser fonte de diversos minerais e vitaminas importantes). Para complementar a receita, coloque pedaços de abacaxi e folhas de couve, que também ajudam a limpar o fígado.

Primeiramente, amasse os alhos e reserve. Leve a água para ferver junto com o alho amassado e o gengibre em uma panela. Assim que começar a ferver, apague o fogo, adicione o sumo de limão, tampe o recipiente e reserve por 3 minutos. Por fim, sirva o chá na xícara e adoce com um pouco de mel se desejar.

Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser.