Quando o ovo boia na água?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

A camada de cima (água) é menos densa que a camada de baixo (água salgada). O ovo ao ser mais denso que a água, afunda-se nela, descendo até encontrar a camada de água salgada. Como o ovo é menos denso que a água salgada, não se afunda nesta camada e fica no meio do copo (interface das duas fases líquidas).

Basta colocá-lo dentro de uma vasilha grande com água. Se ele afundar de lado, está fresco. Se o ovo afundar e ficar em pé no fundo da vasilha, não está exatamente fresco, mas ainda dá para comer.

É importante que você quebre o ovo e analise se há a presença de um cheiro muito forte. Visto que, esse é o melhor indicador de um ovo estragado. Pois, ao envelhecer ele desenvolve um cheiro sulfuroso que será percebido ao ser quebrado. Logo, ele deve ser jogado fora, e não deve ser consumido.

O experimento
O ovo na garrafa é um experimento muito simples e clássico para estudar a pressão atmosférica.

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

Teste de flutuação com o ovo
Se ficar no fundo, o ovo está bom. Se ficar no meio deve ser consumido logo. Por sua vez, se afundar é porque está podre.

28 dias

Basicamente, ovos frescos podem ser guardados por pelo menos 28 dias – se não forem refrigerados, o período é um pouco menor. É por isso que é uma boa ideia colocar os ovos na geladeira logo após comprá-los. Caso contrário, devem ser armazenados em local fresco, o mais tardar a partir do 18º dia.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

O ovo que não estiver fresco também será mais ácido, o que pode prejudicar o organismo de diversas formas. Além disso, os ovos que não estiverem frescos estão a um passo de se estragar. O ovo podre, se ingerido, pode causar uma grave intoxicação alimentar e até mesmo a morte.

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

Se o ovo rachar na água durante o preparo, você ainda pode comê-lo — ele vai ficar bom de qualquer jeito, desde que as rachaduras não sejam grandes demais. Se ele rachar antes de você começar, jogue fora; pode ser que já haja bactérias no interior do alimento, tornando-o um risco à saúde.

12 minutos

Os ovos cozidos por 12 minutos (com a gema firme) podem ser armazenados na geladeira por até 2 dias. Guarde o ovo cozido com a casca em pote fechado com tampa.

Quando o ovo boia na água é porque está estragado? – Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado. Mas nem sempre um ovo que flutua está estragado. Na dúvida, você pode abri-lo para conferir.

O ovo cru afundou no primeiro caso porque a sua densidade é maior que a da água. No momento em que acrescentamos sal na água, aumentamos a sua densidade e, dessa forma, o ovo flutua, pois sua densidade passou a ser menor que a da mistura de água e sal.