Quem tem diabetes pode comer carne de porco?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

É recomendado que diabéticos consumam os cortes magros da carne de porco, como lombo, pernil e filé. Os cortes gordurosos e as adições excessivas de gordura no momento de preparação da carne devem ser evitados.

Devido à quantidade baixa de gordura saturada, as carnes brancas (frango, peru e coelho) são as mais recomendadas para os diabéticos. No entanto, atenção à pele! Apesar de ser deliciosa, é rica em gorduras saturadas! Quando a pele é retirada, o frango e o peru são uma ótima escolha de proteína para quem tem diabetes.

A banha contém nutrientes que são benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro. Ela é isenta de carboidratos como açúcares, sendo uma opção para pessoas com diabetes, além de apresentar baixas quantidades de sódio.

Quando a pessoa com diabetes fica muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai drasticamente, podendo provocar hipoglicemia. Veja na animação acima o que deve ser feito nessa situação.

Carnes: podem comer uma variedade de carnes, exceto as processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, mortadela e salame; Leite e derivados: aqui deve-se preferir os iogurtes e outros derivados do leite sem adição de açúcar.

Não existe alimento proibido para o paciente com Diabetes. É importante ter uma alimentação balanceada, sem exageros. Alguns tipos de peixes são ricos em Omega-3 e trazem muitos benefícios para a saúde. Entretanto, qualquer alimento, quando consumido em excesso, pode gerar alterações na glicemia.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer queijo branco ou ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade. ⦁ Use sempre margarina do tipo light ao invés de manteiga. ⦁ Cozinhe e tempere alimentos com óleos vegetais ( milho, soja, girassol ou azeite.

Importante para nossa saúde de uma forma geral. Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.