Quem tem diabetes é prioridade?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina a prioridade, nos serviços públicos e privados de saúde, para o atendimento aos diabéticos na realização de exames de sangue, ultrassonografia de abdômen e outros que exigem jejum prévio.

Os pacientes portadores de hipertensão e/ou diabetes têm direito a adquirir, gratuitamente, na Farmácia Popular e na Rede Própria, os medicamentos necessários ao seu tratamento.

Tanto a aposentadoria por invalidez quanto o auxílio-doença (ambos por diabetes), podem ser solicitados direto no INSS, via processo administrativo. Acontece, contudo, que não basta apenas solicitar seu benefício por diabetes no INSS para que ele seja concedido.

Atualmente, a legislação garante prioridade no atendimento a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. Com a lei sancionada, o doador de sangue terá que apresentar comprovante com validade de 120 dias para exercer a preferência.

Comissão aprova projeto que considera diabetes tipo 1 como deficiência física para efeito legal. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2687/22, pelo qual o diabetes mellitus tipo 1 (autoimune) será classificado como deficiência para efeitos legais ...

Uma pessoa pode ser dispensada do emprego pelo fato de ter diabetes? Não, desde que essa despedida não tenha outro fundamento. Ou seja, caso o portador de diabetes pratique algum ato que justifique seu desligamento, poderá ser dispensado normalmente.

Qual tipo de diabetes pode aposentar? A aposentadoria por diabetes ocorre quando há constatação de danos severos e irreversíveis à saúde do trabalhador. Este processo, regulado pela Lei N°8213/1991, não determina a natureza etiológica da doença. Mas, sim, seus impactos.

Como conseguir um laudo médico? O laudo médico só pode ser feito por um especialista, que deverá seguir as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina).

CID E11: o que significa? A CID E11 – Diabetes Mellitus Não-insulino-dependente também é chamada Diabetes tipo II. Nela, a resistência à insulina eleva a glicemia.

A fila de prioridade nada mais é que uma fila comum que permite que elementos sejam adicionados associados com uma prioridade. Cada elemento na fila deve possuir um dado adicional que representa sua prioridade de atendimento.

Em síntese se entende que a preferência pode ser como uma escolha, considerando a hipótese de você faz uma escolha de uso. A palavra prioridade sobrepõe a preferência, pois indica que deve ser antes.

Hoje, a legislação (Lei 10.048/00) exige atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

A diabetes não é uma deficiência e não consta na legislação, mas é sim é uma doença que gera seqüelas que podem fazer com que a pessoa se enquadre numa condição que a dê direito à isenção de impostos prevista em lei.