Porque o colesterol HDL é considerado bom?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde serão quebrados e metabolizados mais uma vez para, assim, serem descartados do corpo. Em níveis elevados, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatória e antioxidante – dificultando a entrada do LDL.

Colesterol HDL
Por isso, quanto maiores forem os níveis de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.

Além disso, pesquisas mostram que o colesterol HDL apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória. Colesterol LDL: possui lipoproteína com baixa densidade e transporta o colesterol do fígado para as células dos tecidos corporais.

Quanto mais alto for o Colesterol HDL (na faixa de normalidade é acima de 40) melhor para o seu organismo, vasos, coração, cérebro e fígado. Quando o Colesterol HDL é baixo, e aí, em consequência o LDL e o VLDL forem altos, mais prejudicial é esse colesterol em depositar gordura nos vasos e no fígado.

A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.

Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.

O HDL é conhecido como o 'colesterol bom'. Em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares citados acima.

A LDL é o chamado “colesterol ruim” porque está associada com o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “O ideal é que sua taxa sanguínea fique abaixo de 130 mg/dl”, afirma a especialista. A HDL é o “colesterol bom”, que ajuda a remover o excesso de colesterol do corpo, favorecendo sua excreção.

Tipos de colesterol
O LDL é considerado o colesterol ruim e o mais perigoso, pois, em excesso, se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças.

As causas secundárias de colesterol HDL alto incluem: Alcoolismo crônico sem cirrose. Hipertireoidismo.

Causas secundárias de colesterol HDL elevado incluem todos os itens a seguir: Transtorno por uso de álcool sem cirrose. Uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo.

Valores de colesterol HDL e LDL
Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto. Maior que 190 mg/dL: muito alto.