Como é uma pele com cobreiro?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O quadro clínico é caracterizado por aparecimento de lesões na pele, manchas avermelhadas que evoluem para vesículas ou pequenas bolhas com líquido claro no seu interior, situadas em trajetos de nervos sensitivos.

O principal e mais conhecido sintoma do cobreiro são as lesões na pele – pequenas vesículas com líquido sobre a pele avermelhada.

Em grande parte dos casos, o herpes-zóster evolui para a cura espontânea. Analgésicos e medicamentos antivirais são importantes para combater a dor, reduzir a duração das lesões e evitar complicações. Depois que as vesículas secaram, eles não têm mais utilidade, porque os vírus já se recolheram nas raízes nervosas.

No cobreiro, as vesículas são unilaterais e seguem o trajeto do nervo acometido. Já no caso do herpes simples, as vesículas se localizam mais frequentemente nos lábios, dentro da boca, nariz, olhos e região genital”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia. A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas.

Pescoço, costas, tórax e abdômen são as regiões mais afetadas por essas alterações na pele. Também pode aparecer a chamada dor em “faixa”, que é aquela que acomete apenas um lado do corpo. Como essa dor costuma vir antes das bolhas, pode ser confundida com um incômodo muscular comum. Por isso, é preciso ter atenção!

Uma das hipóteses para a reativação do vírus é a redução da imunidade, que ocorre durante tratamentos de doenças debilitantes ou em períodos de estresse intenso. Na maioria dos casos, o Cobreiro se manifesta uma única vez e desaparece após algumas semanas.

Dentro da crença, acredita-se que o cobreiro é causado pelo contato com algum animal peçonhento como cobra, aranha ou ainda sapos.

O Cobreiro, como é conhecida popularmente a Herpes Zoster, é uma doença viral contagiosa que atinge pessoas que nunca tiveram catapora ou não foram imunizadas contra ela. Isto ocorre porque o Cobreiro é causado pelo mesmo vírus que provoca a Catapora, o vírus varicela-zóster, da família do herpes-vírus.

O Aciclovir é indicado para o tratamento de herpes simples (que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas na pele); herpes zoster (chamada popularmente de cobreiro) e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simples.

Com a reativação do vírus varicela-zóster, as bolhas podem eclodir por diferentes partes do corpo, até mesmo no rosto. Nesse caso, pode atingir o nervo trigêmeo e causar possíveis complicações como a cegueira e a surdez no paciente infectado.

Os testes mais utilizados são o ensaio imunoenzimático (EIE), aglutinação pelo látex (AL) e a imunofluorescência indireta (IFI).

O cobreiro (herpes-zóster) é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora. A doença ganhou o nome popular de cobreiro por acreditar-se que ela surgia por contato com roupas onde cobras ou aranhas pudessem ter passado.

Comprometimento do nervo trigêmeo, particularmente do ramo oftálmico, podendo danificar a córnea. Acometimento do nervo facial (paralisia de Bell), levando à distorção do rosto. Comprometimento do nervo geniculado, devido às lesões no nervo facial e auditivo, podendo ocorrer zumbidos, vertigem e distúrbio de audição.

Portanto, a pessoa deve lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar na lesão. Caso note que as bolinhas estão estourando, a região deve ser coberta para impedir que o líquido contendo o vírus vaze — o que facilitaria a contaminação.

A dor neuropática é uma doença crônica que se manifesta com grande intensidade independentemente de estímulos – são choques, pontadas e queimação. Isso acontece porque os nervos alvo do herpes zoster são os responsáveis pela sensibilidade.