Quando o citomegalovírus IgM dá reagente?

Perguntado por: icardoso2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

 Anti-CMV IgM: a IgM pode surgir até duas semanas após o início do quadro clínico. Assim, caso a amostra seja colhida precocemente, deve-se repetí-la após 15 dias, para afastarmos infecção pelo CMV na presença de quadro clínico suspeito.

Um resultado positivo sugere infecção recente por Citomegalovírus. Para as gestantes, existem outros exames para confirmar a infecção e saber se ela passou para o bebê. É importante dar continuidade ao acompanhamento médico pré-natal.

“Isso quer dizer que a grávida já teve contato com o vírus em algum momento da vida — e, portanto, tem os anticorpos que o combatem –, mas não que ele está ativo. Por outro lado, se o IgM for positivo, há possibilidade de o vírus estar circulando no organismo naquele momento”, explica.

Um resultado IgM e IgG reagentes indica uma infecção recente. O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno.

No caso da infecção pelo CMV, os primeiros anticorpos do tipo IgM surgem dentro de 2 semanas e podem demorar até 12 meses para desaparecer. Isso significa que uma grávida de 2 meses pode fazer a sorologia, encontrar anticorpos IgM positivos, mas não ter sido infectada pelo CMV durante a gravidez, mas sim meses antes.

Ou seja, IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.

O CMV se espalha de pessoa para pessoa através de fluidos corporais como sangue, saliva, urina, sêmen e leite materno. – Através de Transplante de órgãos, medula óssea ou células-tronco ou transfusões de sangue.

A maioria das pessoas infectadas por citomegalovírus não apresenta sintomas. Algumas pessoas infectadas têm uma sensação de mal-estar e febre. em adolescentes e adultos jovens. Tanto a mononucleose pelo CMV como pelo VEB causam febre e fadiga.

CITOMEGALOVÃ RUS - ANTICORPOS IGM (CLIA)

MétodoParâmetroValor de referência
QUIMIOLUMINESCÊNCIACITOMEGALOVà RUS - ANTICORPOS IgMNão reagente.: à ndice inferior a 0,85 Indeterminado: à ndice superior ou igual a 0,85 e Inferior a 1,00 Reagente.....: à ndice superior ou igual a 1,00

Um resultado negativo é normal, e afasta infecção recente por Citomegalovírus. Um resultado inconclusivo não permite um diagnóstico preciso, e deve ser repetido e avaliado junto aos níveis de IgG. Um resultado positivo sugere infecção recente por Citomegalovírus.

A infecção por citomegalovírus é muito comum.

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo. Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente.

Tratamento da infecção por citomegalovírus
Em geral a infecção regride espontaneamente e são necessários somente medicamentos para aliviar sintomas, como analgésicos.

O que ainda não se sabe é por quanto tempo esse anticorpo permanecerá no organismo, podendo ainda ser detectado por exames por períodos maiores de 6 meses, não sendo significativo de contaminação, e apenas a memória dos anticorpos produzidos na fase da infecção.

Em pacientes com IgM positiva e IgG negativa, a infecção recente é bastante provável. Mas para evitar falsos positivos, o exame deve ser repetido após 7 dias, de modo a confirmar o aparecimento da IgG. Por fim, pacientes com IgM e IgG positivas tiveram a infecção recentemente. Em média, ocorrida há menos de 3 semanas.