Que tipo de mancha na pele devo me preocupar fotos?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Sheila, o tamanho normal de uma mancha ou pinta vai até 6 milímetros de diâmetro. Passando disso, é bem provável que seja uma lesão maligna. E de evolução: “Por fim, se você tem uma lesão que mudou muito de forma ou cor ao longo do tempo, coça, dói ou sangra, e não cicatriza, então algo não vai bem.

Se você tem uma mancha que muda de cor, tamanho e formato, é essencial procurar um médico. Esses sinais sólidos, planos ou mais altos, irregulares, escuros e com mais de uma tonalidade, podem ser o melanoma, um dos tipos mais graves de câncer.

O que causa as manchas escuras da pele? As manchas escuras da pele são ocasionadas pela hiperpigmentação de pequenos pontos. Essas manchas podem surgir por diversos fatores como questões hormonais, resultados de marcas de acne, ou pela exposição solar sem proteção, que também pode intensificar as manchas já existentes.

Melanoses ou manchas senis. melanoses são manchas escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Elas mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida.

Mudanças rápidas na aparência de pintas, como tamanho, cor, forma ou espessura, devem ser investigadas. Uma lesão que cresce e muda de cor é indicativa de câncer de pele, já aquela que não evolui costuma ser benigna.

Identificação

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O cortisol hormônio que se eleva quando estamos sob estresse, estimula os melanócitos, (células da nossa pele que produzem o pigmento melanina) que, quando, produzido de forma excessiva, é responsável pelo aspecto de mancha escura marrom acastanhada: o melasma.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Você saberia identificar sinais de perigo na sua pele?

  • A - Assimetria. Assimétrico: maligno. ...
  • B - Borda. Borda irregular: maligno. ...
  • C - Cor. Dois tons ou mais: maligno. ...
  • D - Dimensão. Superior a 6 mm: provavelmente maligno. ...
  • E - Evolução. Cresce e muda de cor: provavelmente maligno. ...
  • Veja também: Vem chegando o verão...

Manchas escuras
A acantose nigricante é um dos sinais mais comuns de diabetes na pele.

Tipos de manchas escuras na pele saiba quais sao e como identificar cada uma infografico

  • Manchas de acne. São marcas que permanecem após a cicatrização de espinhas. ...
  • Melanoma. Manchas de diversos tamanhos, cores, texturas, que manifestam o câncer de pele. ...
  • Sardas (efélides) ...
  • Melasma. ...
  • Melanose solar.

Ela causa manchas vermelhas escamosas, com descamações esbranquiçadas ou amareladas na superfície da pele. Nos bebês, essa condição é conhecida como crosta láctea.

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas. O tumor acomete principalmente as áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

Os sinais das manchas hepáticas são: Áreas lisas e ovais pigmentadas; Marrons ou pretas; Mais comuns em locais com maior exposição solar, como as costas das mãos, topo dos pés, rosto, ombros e parte superior das costas.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.