Quais alergias podem provocar o choque anafilático?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos ou minutos após se estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha, alguns medicamentos ou alimentos, por exemplo.

“Os mais comuns são os venenos de insetos (formiga, abelha), alimentos (frutos do mar, amendoim, ovo) e medicamentos como os antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, anestésicos, e contraste radiológico”, afirmou.

A anafilaxia surge quando a reação alérgica é muito intensa. Em caso extremos, o paciente pode evoluir pra choque anafilático, que é um colapso circulatório provocado por uma intensa reação alérgica.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo. Tem sido proposta a inclusão de uma quinta categoria que englobaria o choque secundário às causas de hipóxia histotóxica (p.

O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.

Os sintomas variam de leves a graves e incluem rubor, prurido, urticária, espirros, rinorreia, náuseas, cólicas abdominais, diarreia, uma sensação de asfixia ou dispneia, palpitação e tonturas. Os sinais de anafilaxia incluem hipotensão, taquicardia, urticária, angioedema, sibilos, estridor, cianose e síncope.

Mantenha a calma, ligue para o 192 ou leve a pessoa ao pronto-socorro mais próximo certificando-se de ajudá-la a respirar. É importante tentar manter o alérgico consciente e respirando. Deitar e levantar as pernas pode facilitar a circulação sanguínea.

Pode ocasionalmente haver um período de acalmia de 1 - 8 horas antes do desenvolvimento de uma segunda reação (resposta bifásica). Anafilaxia protraída pode ocorrer, com sintomas persistentes por vários dias. Óbito pode ocorrer em minutos, mas raramente é descrito após dias ou semanas da reação anafilática inicial.

A evolução do choque anafilático pode ser unifásica, bifásica - quando ocorre recrudescimento de suas manifestaçose clínicas em oito a 12 horas após ataque inicial - ou persistente, com duração de cinco a 32 horas.

Na alergia emocional, em situações de estresse ou ansiedade, por exemplo, o organismo desencadeia uma resposta imunológica exacerbada. Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas.