Como é que o homem pega candidíase?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Existem alguns fatores capazes de aumentarem o risco de candidíase masculina, como: diabetes, uso de fraldas, uso de antibióticos recorrente, má higiene pessoal, doenças que comprometem o sistema imune, quimioterapia, desnutrição e uso de drogas ilícitas, uso prolongado de roupas molhadas ( sungas de praia por exemplo) ...

No homem adulto, na maioria das vezes, a candidíase não é adquirida por meio do contato com outras pessoas. Na verdade, sua ocorrência tem relação direta com a imunidade individual. Assim, a doença se manifesta porque o organismo não consegue controlar, adequadamente, a proliferação da população de Candida.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

A principal causa de candidíase são fungos do gênero Candida, podendo ser o Candida albicans ou outras variantes, como a Candida lusitaniae. Esses fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, por isso se proliferam em pontos com dobras no corpo ou espaços do corpo que são mais propensos ao acúmulo de umidade.

O principal remédio para candidíase como comprimido é o Fluconazol, mas o Itraconazol também pode ser prescrito.

Fluconazol é indicado para: O tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente; Como prevenção para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano);

“Os principais sintomas da candidíase são: prurido e ardência vaginal, queimação ao urinar, dor durante as relações sexuais (penetração) e presença de corrimento esbranquiçado e grumoso, sem odor”, informa a ginecologista Fernanda Torras.

O Gino-Canesten® comprimido vaginal de 1 aplicação (também conhecido como comprimido candidíase, comprimido para corrimento branco ou comprimido para coceira vaginal) é um tratamento de alívio completo da candidíase e seus 6 principais sintomas, de forma prática em dose única.

Isoconazol. O Isoconazol também é uma pomada antimicótica, que possui ação sobre leveduras, fungos e bolores. Basicamente, ela age eliminando o fungo causador da candidíase e contribui com o alívio dos sintomas.