O que é feito na primeira sessão de um canal?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O tratamento de canal dentário começa com a remoção da polpa (tecido que se encontra na parte interna do dente), esterilização e preenchimento com material restaurador. O primeiro passo desse procedimento envolve a abertura do dente e a remoção da parte infeccionada.

“O especialista primeiro analisa com exames de imagem o dente. Depois, aplica uma anestesia, faz a limpeza interna para remover o nervo (polpa) e uma obturação para fechar”. Para entender melhor sobre o que acontece em cada etapa, montamos um passo a passo mais detalhado do tratamento de canal.

Como é feito canal no dente – passo a passo
Uma infecção pode causar um abscesso. A remoção da polpa alivia a dor e o desconforto. É feita uma abertura através da coroa do dente, limpando a região afetada pela cárie. Nessa cavidade é colocado um fluido para matar qualquer bactéria e ajudar a enxaguar os detritos.

A atuação do endodontista é recomendada quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpa do dente. Com a raiz infectada ou inflamada, o indivíduo busca tratamento com o especialista. O processo inclui até cinco fases, e elas podem variar de um paciente para o outro.

Se for possível fazer um tratamento bem feito em um dia, ótimo. Porém, em alguns casos, é imprescindível fazer mais uma sessão para optar pela qualidade do procedimento ao invés do tempo.

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

Depois do tratamento de canal, é preciso fazer uma avaliação sobre o dente que foi desgastado. A partir daí, será decidido entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa, por exemplo.

O tratamento de canal é uma cirurgia e requer cuidados após a sua realização. Assim como outros procedimentos cirúrgicos bucais, tais como a extração de siso, é recomendado repouso ao paciente que passou pela cirurgia.

Não posso comer depois de fazer o tratamento de canal? Mito. Após o tratamento, o paciente pode comer normalmente, desde que sejam alimentos líquidos e pastosos.

Nesse tipo de aplicação, o dentista usa uma agulha e aplica a anestesia na cavidade bucal. Esse tipo de anestesia odontológica é o mais utilizado, pois é muito versátil, eliminando a sensibilidade da dor em implantes, facetas, extrações e outros procedimentos.

A anestesia pode ser feita em vários locais da boca
A anestesia no dentista pode ser dada na gengiva, bochechas e até no céu da boca, dependendo do caso.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

O dente pode apresentar desde um desgaste mais conservador até um desgaste interno mais acentuado para a confecção de pino intracanal”, comenta o especialista. Em alguns casos, pode acontecer de a coloração do elemento mudar um pouco, tendo um leve escurecimento.

Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural. Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

O que talvez você não saiba é que, com o avanço tecnológico e a ajuda de aparelhos como o microscópio operatório, já é possível realizar o tratamento de canal em uma única sessão! E, com o uso correto de anestésicos e analgésicos, não há dor durante e nem após o tratamento.

O tratamento de canal normalmente é feito em apenas uma consulta. Contudo, se houver complicações, tais como o grau de inflamação, calcificação ou a anatomia dental, o dentista poderá necessitar de mais etapas.