Quantos canais pode ter um dente?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Quase 45% apresentou dois canais. Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.

Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia.

Pré-molares inferiores: apresenta quase em sua totalidade uma raiz e 40% apresentou dois condutos radiculares. Molares superiores: apresenta praticamente 100% três raízes e mais de 50% apresenta quatro canais. Molares inferiores: apresentam na sua maioria 3 raízes e três ou quatro canais radiculares.

O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

O tratamento endodôntico (de canal), quando indicado, deve ser realizado em todos os canais que o dente tiver. O motivo é que os canais de um dente constituem um sistema único e comunicante. No caso do 27, na grande maioria dos casos, há quatro canais (dois deles estão em uma mesma raiz).

Este é um relato comum dos pacientes após o procedimento. Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento.

Como já foi dito no tópico anterior, o tratamento de canal mal feito pode levar a extração de um dente. Com isso, surge a necessidade de fazer um implante. E isto é ruim pois a adaptação natural da raiz ao osso é sempre melhor que a do implante.

Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias.

Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.

MORFOLOGIA Os molares superiores apresentam três raízes. Sendo que o primeiro molar superior é maior que o segundo molar superior.

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.