Porquê minha cólica não passa?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

A cólica pode coincidir apenas com o ciclo menstrual ou estar associada a alguma enfermidade orgânica. Doenças como adenomiose, inflamação pélvica e endometriose podem estar diretamente relacionadas às fortes dores que podem até mesmo causar náuseas, vômitos, cefaleia e vertigens.

Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, muitas vezes associada ao período de menstruação. A intensidade da dor pélvica não é um indicador da extensão do problema.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.

Os remédios mais indicados para cólica menstrual forte são os analgésicos e os antiespasmódicos. Os analgésicos aliviam as dores momentaneamente, diminuindo o incômodo pois atuam na percepção da dor. Já os medicamentos antiespasmódicos possuem a capacidade de diminuir as contrações musculares involuntárias do útero.

Os anti-inflamatórios são os remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de cólicas menstruais, pois eles têm como princípio ativo componentes que amenizam as dores.

Entre os maiores sinais de doenças na menstruação, estão os seguintes:

  1. Mudanças no ciclo menstrual. Um ciclo menstrual regular é considerado de 28 a 35 dias. ...
  2. Cólicas frequentes. ...
  3. Sangramento excessivo. ...
  4. Menstruação prolongada. ...
  5. Ausência de menstruação. ...
  6. Sintomas mentais e emocionais.

Qual é a sensação da dor na ovulação? Geralmente, a dor na ovulação é sentida no lado esquerdo ou direito da região inferior do abdômen, dependendo do ovário que está liberando um óvulo. Pode ser uma dor crônica e semelhante a cólicas ou uma dor aguda, localizada e repentina.