Estou com a garganta irritada?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Repouso e hidratação adequada. Analgésicos e anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Enxaguantes bucais ou sprays para garganta que podem ajudar a reduzir a dor e inflamação. Antibióticos, se a garganta inflamada for causada por uma infecção bacteriana.

As dicas são:

  1. faça inalação, para que a sua garganta fique hidratada;
  2. beba bastante água;
  3. invista em alimentos e líquidos quentes, que aliviam a dor;
  4. repouse, evitando falar muito;
  5. prefira alimentos líquidos ou pastosos;
  6. faça uso de pastilhas que deixem a região da garganta “anestesiada”, reduzindo o desconforto.

Além dos microorganismos, a poeira, a fumaça de cigarro, o refluxo gastroesofágico e a imunidade baixa podem resultar em uma faringite. Os sintomas são dificuldade de engolir, garganta seca e coceira. Febre e dor de ouvido também podem aparecer. O tratamento ocorre com analgésicos, anti inflamatório e hidratação.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Na maioria das vezes, a dor ao engolir é benigna e pode ser tratada facilmente com medicamentos e remédios caseiros. Mas se a sua condição for grave ou persistir, você precisará consultar o seu otorrino para tratamento. As infecções bacterianas que afetam a garganta incluem faringite e amigdalite.

A infectologista Ana Helena Germoglio, explica que a coceira na garganta pode ser causada por diversos fatores. Alguns deles são: uso excessivo da voz; gripes e resfriados; poluição do ar; pelo de animais, poeira, mofo; frio e baixa umidade do ar; fumaça de cigarro; sinusite ou bronquite.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

  • Chá de camomila. Chá de camomila. ...
  • Chá de limão. Chá verde com limão. ...
  • Chá de anis estrelado. anis estrelado. ...
  • Chá de romã Romã ...
  • Chá de abacaxi. Abacaxi. ...
  • Chá de sálvia. Sálvia. ...
  • Chá de eucalipto. ...
  • Chá de cebola.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.