O que fazer para melhorar a falta de ar da asma?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Alguns procedimentos podem ser:

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

Essas mudanças podem incluir parar de fumar, evitar a exposição a irritantes ambientais, como poluentes e produtos químicos, e manter um peso saudável. A prática regular de exercícios físicos, como caminhada e natação, também pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e reduzir a falta de ar.

Incline-se para frente. Você pode colocar os cotovelos repousados nas costas de uma cadeira, isso ajuda com que o ar circule com maior facilidade pelos pulmões. Então lembre-se dessa posição, caso precise utilizá-la.

Existem outras soluções além da bombinha? Há diversos tipos de remédios para asma, Além dos comprimidos, há os que utilizam a nebulização ou inalação, com aparelhos compressores de ar e inaladores ultrassônicos.

Mantenha o inalador ao lado da cama para que você possa usá-lo se tiver um ataque de tosse durante a noite. Mantenha a água ao lado da cama. Beba um pouco de água quando os sintomas começarem a aumentar. A umidade acalma as vias respiratórias e ajuda a aliviar a tosse noturna.

Chá de hortelã com gengibre sabor limão
Esta opção é repleta de benefícios para a saúde respiratória já que reúne ingredientes que já são conhecidos por contribuir para o funcionamento dos pulmões. Como já falamos aqui, o chá de hortelã, por si só, atua na abertura de vias aéreas.

A falta de ar ou as pausas respiratórias durante o sono impulsionam o organismo a lançar mais adrenalina no sangue, aumentando a pressão arterial e a resistência à insulina, o que pode desencadear doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Alguns sinais são indicativos de emergência para o paciente com asma:

  • tosse intensa;
  • chiado no peito;
  • pulsação rápida;
  • dificuldade para respirar;
  • fadiga em atividades leves;
  • dor, aperto ou pressão no peito. 2,3

Daniel Deheinzelin — A cortisona é o medicamento mais eficaz para controlar a crise de asma, mas deve ser usada criteriosamente, em baixas doses por curto período de tempo.

O broncodilatador é o remédio que deve ser usado nas crises para abrir os brônquios que se fecharam e assim melhorar a tosse, o chiado e a falta de ar (tratamento de ALÍVIO). Todo broncodilatador acelera um pouco o coração e causa um pouco de tremores (efeitos colaterais).

O Xarope 44E® não deve ser utilizado por pacientes que apresentem úlcera ou gastrite, excesso de catarro, tosse persistente ou crônica como as que ocorrem em fumantes, em pessoas com asma, bronquite crônica ou enfisema, a menos que recomendado por um médico.

AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

Pacientes com asma desenvolvem, com maior frequência, os sintomas da doença durante a noite. Os sintomas noturnos da asma podem ser induzidos pelo aumento da exposição às substâncias alérgicas, ciclo biológico, posição para dormir, entre outros fatores associados ao sono.

Como as manifestações clínicas da asma costumam ocorrer quando a queda do fluxo expiratório é maior, os asmáticos tendem a sentir uma piora dos sintomas enquanto dormem. A crise de asma faz com que a pessoa desperte durante a noite, o que interfere diretamente na qualidade do sono.

O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena.