Qual é o melhor suco para quem está vomitando?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma dica importante para que náuseas e enjoos não prejudiquem o apetite é tomar sucos refrescantes 15 minutos antes da refeição principal. Recomenda-se que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Banana nanica é um ótimo aliado para ajudar a controlar o enjoo, além de ser um alimento com consistência mole, o que torna a digestão mais fácil e reduz a possibilidade de contração do estômago, que pode causar o vômito.

Já para tratar os vómitos, algumas estratégias que pode adotar são:

  1. Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere.
  2. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado.
  3. Descansar.
  4. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Evite líquidos que são ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café, chá preto ou colas).

Experimente iogurte, sucos de fruta natural, sorvete de frutas, água de coco, salada de frutas, bebidas isotônicos..; Page 2 • Evite doces, frituras e alimentos gordurosos. Eles podem piorar a sensação de enjoo; • Tente consumir comidas mais suaves, de fácil digestão nos dias que você tem tratamento.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Os alimentos com baixo teor de fibras e ricos em nutrientes são os mais indicados na recuperação, por isso insira no seu cardápio: arroz branco e legumes. As carnes brancas, como frango e peixe sem pele, também estão liberadas para o consumo.

1 – Gengibre
Esse verdadeiro “diálogo entre gigantes” provoca o relaxamento no trato gastrointestinal e assim as náuseas diminuem. Para além do uso “pós exagero”, chás que levam gengibre na composição (na Barão Shop você encontra com camomila e limão) também são grandes aliados para prevenir enjoos em viagens longas.

Para aliviar dor na barriga e vômito infantil, o principal é manter a criança hidratada, pois ela vai perder líquido, o que pode levar à desidratação e prejudicar a recuperação. Além disso, a alimentação deve continuar em porções menores e com alimentos leves, sempre que a criança demonstrar melhora.

É importante priorizar alimentos de fácil digestão e macios, que não exigem muito esforço para comer, como sopas, caldos e purê de batata, batata doce ou cenoura. As refeições devem ser leves para evitar as náuseas e vômitos, com opção por alimentos cozidos e grelhados.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!

Alimentos ricos em vitamina B6 podem ajudar.
O mecanismo ainda não conhecido e o que se sabe até o momento é que essa vitamina age em áreas do sistema nervoso central responsáveis pela ocorrência de náuseas e vômitos. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem banana, aves e peixes.