É normal canal inflamar?

Perguntado por: ivieira8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Além disso, é realizada toda a limpeza da parte interna da raiz. Assim, é um procedimento bastante delicado e que mexe com tecidos que muitas vezes, apresentam-se bastante inflamados. Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal.

Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro! Você deve ir ao seu dentista de confiança e permitir que ele execute o tratamento adequado. Às vezes, ocorre uma infecção e morte da polpa sem que haja nenhuma dor.

No item anterior, ficou esclarecido quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal, ou seja, é normal que o tempo que o dente fica dolorido depois do tratamento de canal seja de alguns dias no máximo, que é o tempo previsto como parte do processo inflamatório que ocorre nos tecidos de suporte em torno do dente após ...

Conheça-os a seguir.

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

Inchaço: o dente infeccionado também pode causar inchaço no local e, em alguns casos, até mesmo no rosto. Febre: assim como em outros quadros de infecção, o dente inflamado também causar febre.

Quando algo dá errado
“O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes e fratura da raiz”, diz Martinelli.

Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

Assim, ao consumir alimentos gelados ou quentes, podem sentir alguma dor, já que o local ainda se encontra sensível. Dessa forma, é importante ressaltar que a pulsação no local depois da realização do canal pode acontecer devido ao processo infeccioso, que alcançou os tecidos ósseos e periodontais.

8 consequências de um tratamento de canal mal feito

  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

O tratamento para dor dente canal inflamado é o típico tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado para pacientes que tiveram a polpa dentária infeccionada por causa de dente quebrado, cárie profunda ou até mesmo algum dano ao dente causado por causa de um impacto extremamente forte.

Tratamento de canal tem um custo mais baixo
Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural. Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Quando uma lesão ou cárie profunda danifica a polpa do dente, esta pode infeccionar e até sofrer uma necrose (morte do tecido orgânico). Assim, esse problema chega até mesmo à raiz do dente. Nesses casos, o profissional especializado — dentista ou endodontista — realiza o tratamento de canal.