Qual o tamanho do cancro duro?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Esta úlcera recebe o nome de úlcera sifilítica ou cancro duro. Veja abaixo as características da lesão Sifilítica ou cancro duro: Lesão Erosada (úlcera) medindo 1 a 2 cm, fundo liso, brilhante, limpo e bordas endurecidas (daí o seu nome);

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Tanto o cancro mole como o cancro duro se expressam por feridas nas partes genitais masculinas ou femininas, causadas por agentes transmitidos por contatos sexuais. O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível (DST) caracterizada por várias lesões na área genital, podendo também ser única.

Diagnóstico diferencial do cancro mole
As feridas do herpes aparecem e desaparecem periodicamente. Sífilis: como já referido, a lesão da sífilis, chamada de cancro duro, costuma ser única, é indolor e tem fundo limpo, sem o pus. Donovanose: costuma apresentar úlcera indolor e sem acometimento dos linfonodos inguinais.

É uma lesão única que aparece 20 a 30 dias após a relação sexual contaminante. Esta pequena lesão é chamada de Cancro Duro, que desaparece espontaneamente após aproximadamente 1 mês.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Essas manifestações ocorrem de 10 a 90 dias após a infecção, que compreende o período de incubação. Essa ferida desaparece espontaneamente sem deixar cicatriz após algumas semanas, mesmo se não for tratada.

Esse caroço pode drenar uma secreção purulenta esverdeada ou misturada com sangue. Nos homens, as feridas aparecem na cabeça do pênis (glande). Na mulher, ficam na vagina e/ou no ânus. Nem sempre, a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar.

A lesão específica é o cancro duro ou protossifiloma, que surge no local da inoculação em média três semanas após a infecção. É inicialmente uma pápula de cor rósea, que evolui para um vermelho mais intenso e exulceração.

Diagnóstico laboratorial:
O primeiro teste a se tornar reagente em torno de 10 dias da evolução do cancro duro é o FTA-abs, seguido dos outros testes treponêmicos e não treponêmicos. Quanto mais precocemente a sífilis primária for tratada maior será a possibilidade dos exames sorológicos tornarem não-reagentes.

Tratamento de cancro mole

  • Ceftriaxona em uma única injeção no músculo.
  • Azitromicina, ciprofloxacino ou eritromicina tomados por via oral em uma única dose.

É comum o paciente ter muitas manchas vermelhas pela pele, principalmente nas regiões genitais. Essas manchas não coçam e aparecem com frequência também nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente pode ter febre, mal-estar, fraqueza muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

O estágio inicial da doença é chamado de sífilis primária, quando o paciente apresenta verrugas e feridas na região genital, que somem sem tratamento nenhum e são totalmente indolores. O indivíduo com sífilis primária também pode apresentar gânglios inchados e alterados, além de pequenos caroços na região da virilha.

No início, as pequenas feridas na pele e em regiões genitais, podem até ser confundidas com simples espinhas ou irritações. Da mesma forma que aparecem no corpo, repentinamente se vão. Sem dor, sangue ou incômodo. Porém, ela ainda está ali, escondida no organismo, se preparando para voltar ainda mais forte e perigosa.