Onde se localiza o cancro duro?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Sífilis primária: Cancro duro - lesão na região genital (pênis ou vagina).

O cancro duro é a fase inicial da sífilis , ou Lues. É uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através de contato sexual sem preservativo.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada.

Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.

Esta úlcera recebe o nome de úlcera sifilítica ou cancro duro. Veja abaixo as características da lesão Sifilítica ou cancro duro: Lesão Erosada (úlcera) medindo 1 a 2 cm, fundo liso, brilhante, limpo e bordas endurecidas (daí o seu nome);

Diagnóstico laboratorial:
O primeiro teste a se tornar reagente em torno de 10 dias da evolução do cancro duro é o FTA-abs, seguido dos outros testes treponêmicos e não treponêmicos. Quanto mais precocemente a sífilis primária for tratada maior será a possibilidade dos exames sorológicos tornarem não-reagentes.

É uma lesão única que aparece 20 a 30 dias após a relação sexual contaminante. Esta pequena lesão é chamada de Cancro Duro, que desaparece espontaneamente após aproximadamente 1 mês.

A lesão específica é o cancro duro ou protossifiloma, que surge no local da inoculação em média três semanas após a infecção. É inicialmente uma pápula de cor rósea, que evolui para um vermelho mais intenso e exulceração.

Os sintomas de cancro mole são caracterizados por pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade. Estes sintomas podem vir precedidos de dores de cabeça, febre e fraqueza.

Vários antibióticos, administrados por via oral ou como injeção, são eficazes contra o cancro mole. Podem ser usados os seguintes: Ceftriaxona em uma única injeção no músculo. Azitromicina, ciprofloxacino ou eritromicina tomados por via oral em uma única dose.

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Primeiro vem uma ferida 'inocente' na região genital masculina ou feminina, geralmente mais aparente no pênis do que na vagina. Às vezes, também pode aparecer na boca ou no ânus. “É apenas uma ferida, vai sarar logo”, e é ignorada. De fato, a ferida pode sumir, mas vai reaparecer, em poucos ou muitos anos.