Pode beijar com candidíase?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O sapinho ou candidíase bucal é a primeira doença que pode ser transmitida durante o beijo. A infecção trata-se de uma micose provocada pelo fungo Candida Albicains que causa pontos brancos e escamosos na língua ou na face interna das bochechas.

A cândida é um fungo normalmente encontrado em nossa boca, intestinos e nas vaginas das mulheres. Ela pode desenvolver-se porque a criança teve uma diarreia e colocou a mão contaminada na boca, ou porque o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto como o bico da mamadeira ou a chupeta estão infectados.

Sintomas da candidíase na língua:
Vermelhidão e inchaço no local. Sensação de queimação na língua e nas áreas afetadas. Gosto ruim na boca ou alteração do paladar. Dificuldade em engolir.

Ao detectar a doença, o dentista vai prescrever antifúngicos para aplicação no local, que podem ser em forma de gel, líquido ou enxaguante. O tratamento com esse tipo de remédio dura, em média, de 5 a 7 dias, mas pode durar menos ou mais, dependendo da resposta do paciente ao tratamento.

Assim como a infecção vaginal se dá em mulheres, a doença fúngica genital acontece nos homens. Em 90% dos casos são espécies de Candida albicans - aquele mesmo fungo da candidíase na mulher, lembra?

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Nem tudo que brilha é ouro e nem tudo que arde é Candida… A vaginose citolítica é uma condição facilmente confundida com a candidíase, mas com um tratamento completamente diferente.

1. Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.