Como saber se o exame de citomegalovírus deu positivo?

Perguntado por: lfurtado2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Existe exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus. Os anticorpos da classe IgM estão presentes apenas na fase aguda da infecção e os da classe IgG também aparecem na fase aguda, mas persistem por toda a vida. Em recém-nascidos, geralmente são feitos exames de urina.

IgG positivo para citomegalovírus
O resultado significa apenas que a mulher adquiriu o vírus em algum momento da vida, mas não necessariamente que está com ele ativo no momento. Outros exames serão necessários para saber se a infecção é recente e o bebê corre algum risco.

Citomegalovírus IgM O resultado pode ser negativo, positivo ou inconclusivo. Um resultado negativo é normal, e afasta infecção recente por Citomegalovírus. Um resultado inconclusivo não permite um diagnóstico preciso, e deve ser repetido e avaliado junto aos níveis de IgG.

Valor de Referência: Reagente:Maior que 1,0 U/ml. Interpretação: Esse exame é útil para avaliar se um indivíduo já foi infectado ou não pelo citomegalovírus.

Exames de sangue podem ser usados para diagnosticar infecção por CMV em adultos que têm sintomas: – Sorologia: exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus.

O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno. Como o IgM continua reagente, é essencial seguir as orientações do seu médico e manter o distanciamento de outras pessoas.

PARA QUE SERVE? O teste qualitativo de CMV é utilizado para a detecção do citomegalovírus humano para diagnóstico da infecção. Já o exame quantitativo de CMV é utilizado para quantificação do DNA do citomegalovírus, permitindo o monitoramento da resposta à terapia antiviral.

O citomegalovírus é a infecção intrauterina mais comum na gestação e uma causa importante de surdez e déficit intelectual na infância, podendo causar lesão de órgãos fetais em qualquer fase da gestação, sendo o acometimento maior no primeiro trimestre.

O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do herpes. É ele o responsável pela infecção citomegalovirose. O portal do doutor Drauzio Varella explica que, embora não seja muito conhecido, o vírus é extremamente comum. Por isso, é difícil não ter contato com ele ao longo da vida.

Também não há forma de prever se a infecção pelo CMV irá provocar algum problema no feto. Felizmente, na imensa maioria dos casos, mesmo quando a mãe se contamina no primeiro trimestre, os bebês nascem saudáveis.

“Isso quer dizer que a grávida já teve contato com o vírus em algum momento da vida — e, portanto, tem os anticorpos que o combatem –, mas não que ele está ativo.

O fato é que, uma vez infectadas, o citomegalovírus nunca mais abandona seus organismos.

São proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas. Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas (IgM, IgG, IgE, IgA e IgD). As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE.

Reagente (Positivo): O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere infecção pelo coronavírus. É necessário adotar medidas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas.

– Vamos imaginar que o exame de sangue indique anticorpos IgG fortemente positivos e os IgM, negativos. O que indica esse resultado? – Ele indica que a fase aguda já foi superada.