O que é doença do sangue azul?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Hemofilia é resultado da ausência de um mais fatores de coagulação, provocando sangramentos prolongados após traumas, cirurgias ou até mesmo de maneira espontânea. Ouça o texto abaixo! A hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X que se caracteriza por causar distúrbios na coagulação.

O termo sangue azul destinado às pessoas da nobreza, surgiu devido à coloração das veias que transportam sangue pobre em oxigênio e aparentam coloração azulada quando a pele é clara. Porém, há, de fato, seres que possuem o sangue de coloração azul, como alguns artrópodes da família Limulidae.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada. O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe.

Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.

sangue dourado

Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

Isso porque a hemofilia provoca alterações no processo de coagulação do sangue, resultando em sangramentos excessivos e prolongados mesmo em ferimentos leves. Essa resposta inadequada do organismo acaba limitando o dia a dia de quem tem a doença, além de trazer grande risco à vida.

“O maior problema é que os sangramentos reduzem a qualidade de vida, levam a sequelas e dores permanentes, já que há dificuldades na coagulação. O sangramento destrói a cartilagem e o osso e pode levar à deficiência física permanente desde a mais tenra idade”, explica Tânia.

Sinais e sintomas da hemofilia
A hemofilia é uma doença que se caracteriza por provocar sangramentos demorados. No paciente hemofílico, pode-se observar as chamadas hemartroses (sangramento no interior de uma articulação) e as hemorragias musculares ou em outros tecidos ou cavidades.