Quanto tempo IgG citomegalovírus?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

IgG: aparece duas ou três semanas após a infecção primária, mas os níveis podem cair gradualmente no decorrer de alguns meses. Indica exposição já ocorrida ao vírus CMV.

Prognóstico. A infecção por citomegalovírus geralmente desaparece por si só sem tratamento dentro de 4-6 semanas.

No caso da infecção pelo CMV, os primeiros anticorpos do tipo IgM surgem dentro de 2 semanas e podem demorar até 12 meses para desaparecer. Isso significa que uma grávida de 2 meses pode fazer a sorologia, encontrar anticorpos IgM positivos, mas não ter sido infectada pelo CMV durante a gravidez, mas sim meses antes.

IgG positivo para citomegalovírus
O resultado significa apenas que a mulher adquiriu o vírus em algum momento da vida, mas não necessariamente que está com ele ativo no momento. Outros exames serão necessários para saber se a infecção é recente e o bebê corre algum risco.

A maioria das pessoas infectadas por citomegalovírus não apresenta sintomas. Algumas pessoas infectadas têm uma sensação de mal-estar e febre. em adolescentes e adultos jovens. Tanto a mononucleose pelo CMV como pelo VEB causam febre e fadiga.

IgG positivo para citomegalovírus em grávidas preocupa porque o vírus pode deixar sequelas no feto. Porém, resultado isolado não é motivo para alarme. O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do herpes, extremamente comum, capaz de provocar uma infecção chamada citomegalovirose.

Por via sexual. Nesse caso, ele é considerado causador de infecção sexualmente transmissível; Por objetos como xícaras e talheres. Embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais.

No caso da COVID-19, o exame de sorologia IgG e IgM é indicado 7 dias após o início dos sintomas, quando é possível detectar a imunoglobulina M. A sensibilidade máxima do teste costuma ser de 30 dias após a exposição, quando é esperada alta detecção de imunoglobulina G na amostra.

Em pacientes com IgM positiva e IgG negativa, a infecção recente é bastante provável. Mas para evitar falsos positivos, o exame deve ser repetido após 7 dias, de modo a confirmar o aparecimento da IgG. Por fim, pacientes com IgM e IgG positivas tiveram a infecção recentemente. Em média, ocorrida há menos de 3 semanas.

Um resultado negativo é normal, e afasta infecção recente por Citomegalovírus. Um resultado inconclusivo não permite um diagnóstico preciso, e deve ser repetido e avaliado junto aos níveis de IgG. Um resultado positivo sugere infecção recente por Citomegalovírus.