Qual o tratamento para citomegalovírus na gravidez?

Perguntado por: imarques8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

O diagnóstico da infecção fetal é feito por amniocentese a partir de 17 semanas através da identificação do citomegalovírus no líquido amniótico. O tratamento inclui o Valaciclovir que diminui as taxas de transmissão vertical de 29,8% para 11,1% e aumenta a probabilidade do nascimento de crianças assintomáticas.

Em gestantes saudáveis não se administram antivirais ou imunomoduladores. Apesar de não ser recomendada de rotina, a imunização passiva com imunoglobulina específica confere redução na incidência de CMV neonatal, podendo ser utilizada em casos selecionados (1,2,3).

A infecção pelo CMV durante a gravidez não costuma causar sintomas na mãe, mas é muito perigosa para o feto, pois está associada a um maior risco de má-formações congênitas ou grave infecção nos primeiros meses de vida.

O citomegalovírus pode causar lesão de órgãos fetais em qualquer fase da gestação, mas o acometimento é maior no primeiro trimestre.

Citomegalovírus na gravidez
O risco para o bebê está presente, principalmente, nos casos de infecção primária da gestante. Nessa situação, a porcentagem de bebês que nasce contaminada é de 40%. No entanto, nos casos em que a mãe já foi contaminada previamente e se reinfectou, somente 1% dos bebês nascem contaminados.

Quando a infecção ameaça a vida do paciente ou a sua visão, podem ser administrados medicamentos antivirais como valganciclovir, ganciclovir, cidofovir, foscarnete. Essas medicações não curam a infecção, porém o tratamento atrasa a progressão da doença.

Geralmente, a infecção se cura sozinha dentro de 4-6 semanas, embora as pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos possam precisar de um tratamento ativo do vírus para evitar complicações a longo prazo.

A maioria das pessoas infectadas por citomegalovírus não apresenta sintomas. Algumas pessoas infectadas têm uma sensação de mal-estar e febre. em adolescentes e adultos jovens. Tanto a mononucleose pelo CMV como pelo VEB causam febre e fadiga.

O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do herpes. É ele o responsável pela infecção citomegalovirose. O portal do doutor Drauzio Varella explica que, embora não seja muito conhecido, o vírus é extremamente comum. Por isso, é difícil não ter contato com ele ao longo da vida.

A complicação mais comum nestes casos é a corriorretinite, uma infecção que pode levar a cegueira. Outras complicações são o comprometimento do intestino, fígado e sistema nervoso central, resultando na perda do movimento dos membros inferiores.