O que o aciclovir pode causar?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 12 votos

Agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia e coma. Estas reações são reversíveis, e geralmente relatadas por pacientes com distúrbios renais, ou com outros fatores predisponentes; Hepatite, icterícia; Insuficiência renal aguda, dor renal.

Reações adversas Relatou-se o aparecimento de erupções cutâneas em alguns pacientes que tomaram aciclovir. Com a suspensão do medicamento, houve desaparecimento espontâneo das erupções. Efeitos gastrintestinais, os quais incluíam náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais, foram observados em alguns pacientes.

Aciclovir 200 mg é indicado para o tratamento de Herpes zoster, para o tratamento e prevenção de Herpes simplex, bem como recorrências de infecções deste último vírus. Este medicamento também é indicado para pacientes com a imunidade seriamente comprometida.

O aciclovir também está indicado para todos os pacientes imunossuprimidos com catapora. Neste grupo, a droga é efetiva mesmo se iniciada após as primeiras 24 horas e deve ser administrada por via intravenosa por pelo menos 7 dias.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): − dor de cabeça, tonteira; − enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen; − coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol; − sensação de cansaço, febre.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 20 mg por kg de peso por dia cada 8 h. IDOSOS: podem ser mais sensíveis aos efeitos do aciclovir sobre o sistema nervoso central. Herpes simplex em recém-natos até 3 meses de idade: 10 mg por kg de peso cada 8 horas, durante 10 dias.

Quais são os principais efeitos colaterais? Há mais relatos de fadiga, febre, coceira na pele, náusea, vômito, diarreia e dores abdominais. Os indivíduos que possuem doença renal podem sentir dor de cabeça e tontura. Quem usa o creme pode sentir ardência, coceira ou um leve ressecamento na pele.

Um comprimido de Aciclovir 200 mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400 mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.

O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas. Sua ação máxima se dá em média 4h após sua administração. INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO: Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex na pele e mucosas, inclusive herpes genital inicial e recorrente.

O aciclovir é eliminado primariamente inalterado na urina, via secreção tubular renal ativa. Qualquer droga administrada concomitantemente, que afete esse mecanismo, pode aumentar a concentração plasmática do aciclovir.