Quanto tempo fica no hospital depois da cirurgia de vesícula?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Seu retorno às atividades ocorre, em geral, dentro de 1 semana. Se for uma cirurgia aberta, os períodos podem ser um pouco mais longos. De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas.

Assim que o diagnóstico de pedra na vesícula é feito, o médico já pode programar a cirurgia. O procedimento é bem rápido, dura em média 45 minutos, e a recuperação também é muito simples. O paciente precisa de apenas um ou dois dias de repouso, podendo retornar às suas atividades em até duas semanas.

No caso da cirurgia convencional, o repouso deve ser mais longo, cerca de duas semanas.

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

Quando necessitamos retirá-la, pode existir uma lesão nesse sistema de ductos. Essa é a condição mais temida na cirurgia de vesícula. A chance de sua ocorrência é maior nos casos em que existe muita inflamação ou nos casos em que a anatomia do paciente é diferente do usual mas, mesmo nos casos “fáceis”, ela é possível.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.

Em geral, em uma ou duas horas já se tem a liberação; dependendo do tipo e do porte da cirurgia, bem como das condições físicas, o paciente pode receber alta diretamente dessa sala de recuperação ou pode precisar manter-se em internação, às vezes em UTI, para completar os cuidados necessários.

– O paciente não tem restrição de dieta, mas o ideal é evitar alimentos gordurosos nos primeiros dias após a cirurgia. – É possível caminhar, subir escadas e realizar corridas leves, sem restrição de movimentos. O retorno às atividades deve acontecer conforme o paciente sentir-se seguro.

Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

Primeiros dias no Pós-operatório
Geralmente, o paciente sente um pouquinho de desconforto, como se fosse uma pressão na região do estômago, porque a gente precisa injetar um pouquinho de gás para fazer a cirurgia, por isso, então, é bem comum o paciente ter este desconforto.

Anestesia geral endovenosa: é aplicada por meio de uma injeção na veia, como o nome sugere. Ao ser introduzida diretamente na corrente sanguínea, a substância rapidamente circula pelo corpo, por meio do sangue, e ao atingir o cérebro, promove o mesmo bloqueio das sensações dolorosas e da consciência.

Evitar exercícios físicos intensos – Nos primeiros 15 dias após o procedimento deve-se evitar exercícios físicos mais intensos como levantar peso, academia, dirigir. Porém deambular é fundamental para a rápida recuperação, diminuindo o desconforto abdominal e evitando complicações como herniações.

Após o procedimento cirúrgico (eletivo ou emergencial), os pacientes chegam à UTI ainda sob o efeito da anestesia e com respiração artificial. Nessas condições, é habitual que as pessoas apresentem uma certa instabilidade hemodinâmica, pressão alterada, diurese inadequada e pulmões ainda sofrendo o efeito da cirurgia.

Cirurgia das vias biliares
Consiste em abrir o canal da bile para retirar as pedras de dentro dele. Usualmente é necessário permanecer com um dreno de borracha dentro do canal, saindo na pele , por onde drena bile. Este dreno é fechado após termos certeza de que está tudo bem.

Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir.