O que acontece se comer gordura após retirar a vesícula?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

No entanto, engordar após a retirada da vesícula também é comum, pois a pessoa já não sente dor ao se alimentar e passa a comer em maior quantidade. Além disso, voltar a consumir com frequência alimentos ricos em gordura também irá favorecer o ganho de peso.

Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Alimentação após a retirada da vesícula biliar
Durante as primeiras semanas, normalmente, o paciente pode comer de tudo, menos alimentos muito gordurosos, como chocolate, queijos amarelos, coco, amendoim, carne vermelha, entre outros.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Seu retorno às atividades ocorre, em geral, dentro de 1 semana. Se for uma cirurgia aberta, os períodos podem ser um pouco mais longos. De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas.

Geralmente, a pancreatite é um quadro leve que melhora com medidas clínicas, mas neste momento a gente avalia e indica a colecistectomia, a retirada da vesícula para o paciente, no entanto, alguns pacientes podem apresentar um novo episódio de pancreatite.

Evitar exercícios físicos intensos – Nos primeiros 15 dias após o procedimento deve-se evitar exercícios físicos mais intensos como levantar peso, academia, dirigir. Porém deambular é fundamental para a rápida recuperação, diminuindo o desconforto abdominal e evitando complicações como herniações.

A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sendo 4 pequenas incisões que podem variar de 2 a 10 mm cada. Através desses “furinhos” são introduzidos os instrumentos e com o auxílio de um monitor de vídeo a retirada da vesícula com os cálculos é realizada.

O paciente pode sentir alguns efeitos secundários da cirurgia da vesícula biliar. As complicações após a cirurgia da vesícula biliar incluem dor no, lesão torácica, ombro e barriga, inflamação, hemorragia, infecção, perda de apetite, náuseas e, às vezes, diarreia.

Olá, Não ha relação do consumo de limão e a cirurgia de vesícula.

Consuma frutas, legumes em geral, grãos integrais, carnes magras, sucos naturais e verduras frescas. Sempre que possível, substitua os alimentos fritos por cozidos ou grelhados. Logo depois da operação, o indivíduo deve evitar alimentos muito duros ou gordurosos.

Quando retiramos a vesícula do fígado, é possível que ocorra vazamento de bile em dois locais: do próprio fígado ou das vias biliares (sistema de ductos que drena a bile do fígado).

Retirada da vesícula
Apesar de alguns pacientes serem assintomáticos, geralmente essa situação causa dores fortes e contínuas no abdômen e nas costas, inchaços, gases e náuseas, entre outros sintomas que incomodam muito.

À medida que a cicatrização continua a acontecer, o tecido que antes era vermelho vai começar a ficar mais claro, chegando quase ao cor-de-rosa. Esse tecido rosado é chamado de epitelial. Quando ele se forma, é sinal de que o processo de cicatrização está quase terminando.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.