Como eliminar gases depois de uma cirurgia de retirada de vesícula?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A eliminação de gases acontece à medida que o intestino retoma sua função. Caso sinta desconforto proveniente disso, o uso de simeticona (Luftal) pode ajudar e não prejudica a cirurgia. Náuseas podem acontecer com mais recorrência, por isso uma medicação específica deve ser prescrita.

“Para melhorar esse processo de digestão, a mastigação dos alimentos é muito importante, principalmente quando for carne”, observa Fernanda. A nutricionista também sugere chás digestivos como erva doce, hortelã e guaçatonga. “Frutas como abacaxi ou mamão caem muito bem após a refeição”, acrescenta.

A maioria dos pacientes que é submetida à colecistectomia tem uma vida normal após a cirurgia, mas alguns sintomas como gases e fezes amolecidas podem aparecer após a ingestão de alimentos gordurosos.

Os sintomas podem durar de um a dois dias após o procedimento, que consiste no tempo necessário para que o gás seja reabsorvido pelo organismo em sua totalidade. Nesse período, você pode utilizar medicações que estabilizam a eliminação dos gases e ter uma dieta rica em fibras.

Recomenda-se pequenas e leves caminhadas entre um período de repouso e outro. Essas movimentações amenas são cruciais para a circulação sanguínea, que estimula a cicatrização, e para expelir os gases que costumam ficar acumulados na região abdominal após esse tipo de intervenção cirúrgica.

Graças à distensão do abdómen, vai ajudar-te a eliminar os gases intestinais, uma vez que favorece a sua mobilidade. A forma correta de alcançar esta posição é colocar os joelhos e as mãos no chão e as costas retas. Depois, arqueia as costas para baixo, ou seja, levanta a cabeça e baixa o umbigo.

Dicas para reduzir o inchaço pós cirurgia

  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

Sugerimos fazer uma dieta leve nos primeiros 2 dias para evitar náuseas decorrentes do efeito anestésico. Após esse período, a dieta é livre. Fazer caminhadas leves também é essencial para o funcionamento intestinal, e eliminação de gases.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Deve-se evitar ficar sentado ou deitado na cama por um tempo prolongado. Subir escadas é possível, mas deve ser realizado lentamente. Deve-se evitar dirigir automóveis por pelo menos 2 semanas após a cirurgia.

O inchaço pós-cirurgia não tem um tempo preciso de duração, alternando de acordo com o procedimento cirúrgico feito e as características do paciente. Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente. Ou seja, a partir daí já é possível observar resultados do procedimento.

Caso o médico identifique a necessidade de remover a estrutura, o procedimento utilizado é a colecistectomia, que pode ser laparoscópica (minimamente invasiva), aberta ou robótica (método mais recente)1. A melhor posição para dormir após a cirurgia de vesícula é de barriga para cima ou do lado esquerdo.