Quem responde pela autarquia?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

a autarquia responde objetivamente pelos danos efetivamente causados, demonstrado o nexo de causalidade entre eles e a atuação daquele ente. o ente público responde objetivamente e a autarquia, em regresso, subjetivamente, no caso de haver dolo ou culpa de seus funcionários.

Por ser sujeito de direitos e obrigações, a autarquia responde por seus próprios atos. Apenas em caso de exaustão de seus recursos é que será trazida a responsabilidade do Estado.

Em âmbito federal, a lei de criação das autarquias é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo (Presidente da República). Essa regra também se aplica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, adaptando-se à iniciativa privativa, ao Governador e ao Prefeito.

- A autarquia responde por seus próprios atos, tendo em vista a sua autonomia administrativa e financeira. Porém, demonstrado que esta não possua condições de arcar com eventual condenação imposta, irromperá a responsabilidade subsidiária do ente público que a criou.

Exemplos de autarquias
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Banco Central do Brasil (BACEN); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

- As ações ajuizadas contra as autarquias federais podem ser propostas na circunscrição judiciária em que tem domicílio a parte autora - in casu, local onde também ocorreu o ato/fato que deu origem à demanda - (inteligência do artigo 109 , parágrafo 2º da Constituição Federal ).

O TCU tem buscado, de acordo com sua missão institucional, diversas formas de aprimorar a atuação a fim de “controlar a Administração Pública para contribuir com o seu aperfeiçoamento em benefício da sociedade”.

O pessoal das autarquias, de acordo com o art. 182 in fine, do Decre- to-Lei nº 200/67, tem seu regime jurídico fixado pelo Poder Executivo. Poderá, entretanto, a critério do Executivo, ser escolhido o regime estatutário ou o das leis do trabalho.

Essas empresas não dependem dos recursos ou aprovação pública para exercer suas atividades, desde que permaneça dentro dos limites da lei; Especialização em atividades públicas: cada autarquia é dedicada a atividades de ações tipicamente públicas, como a prestação de serviço ou atividade política administrativa.

A empresa pública se submete à regra do concurso público, e o respectivo pessoal se sujeita ao regime estatutário. b. Autarquia é pessoa jurídica de direito público, que pode ser criada tanto para a execução de atividade típica de Estado quanto para participação estatal na atividade econômica.