O que é a Sofocracia de Platão?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

Para ele o governo ideal seria a sofocracia, ou seja, o governo do rei-filósofo, pois só os filósofos são capazes de contemplar as ideias perfeitas no mundo inteligível. Esse Estado estava organizado numa pólis chamada Calípolis onde a propriedade privada seria abolida e o sistema educacional seria estatizado.

Platão argumenta que é preciso que os filósofos se tornem reis, ou os reis e soberanos deste mundo, realmente e sinceramente, filósofos. Defende uma sofocracia, o poder dos sábios. Em sua visão, é um dever iniludível do filósofo se dedicar ao governo da polis.

Conforme pudemos observar no trecho acima, Platão, em seu diálogo, enumera aquelas que seriam suas quatro formas de governo inferiores, na ordem da melhor para a pior: timocracia, oligarquia, democracia e tirania.

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.

Para Platão, um Estado governado por diferentes tipos de alma declina da aristocracia (governo dos melhores) para a timocracia (governo dos honráveis), e, então, para a oligarquia (governo de poucos), para a democracia (governo do povo) e, finalmente, para a tirania (governo de um tirano).

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

Platão era um crítico da democracia ateniense por considerar que o governo deveria ser exercido pelas pessoa mais aptas a tal função e não pelo povo propriamente dito.

A noção de idealismo pode ser considerada como a mais influente de Platão para a posteridade e a mais importante dentro de sua obra, pois o filósofo criou nas ideias e nos conceitos das coisas a verdadeira essência e o verdadeiro conhecimento possível.

A sociedade ideal, imaginada por Platão, segue precisamente o mesmo modelo da alma tripartida do homem. A sociedade concebida por ele é um todo orgânico, à maneira de um organismo vivo.

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é o sistema político defendido por Platão em "A República". Neste sistema, só poderá governar quem detiver o saber. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.