Quais são os principais desafios da globalização?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 3 votos

Os desafios da globalização

  1. Exploração. Empresas americanas são conhecidas por usarem mão de obra estrangeira exploradora e barata para fazer produtos americanos baratos. ...
  2. Alto custo de investimento. ...
  3. Sistemas locais confusos. ...
  4. Regulamentação fraca. ...
  5. Desafios de imigração. ...
  6. Perda de emprego localizada.

Segundo os cientistas e estudiosos, têm-se pela frente mais um desafio globalizado: as mudanças climáticas, tese ainda polêmica e cujos sinais, entretanto, são visíveis no planeta Terra e que se prenunciam interferir na qualidade de vida e no desempenho das economias dos países ricos, pobres e remediados.

Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos ...

Entre esses e vários outros aspectos da sociedade contemporânea – crise dos sindicatos, maior rotatividade dos empregos, deslocamento constante de fábricas e empresas, entre outros –, percebemos que se acirram os desafios em termos econômicos para a preservação dos direitos trabalhistas em tempos de globalização.

Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento. Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.

Além da tecnologia, é preciso implementar cursos e oportunidades para a produção de pesquisa, criação de novos recursos e programas de incentivo à educação. A globalização possibilita o acesso à tecnologia, ciência e pesquisa a nível mundial, proporcionando o aumento nos níveis e aplicação do conhecimento.

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Desvantagens da globalização

  • Intervencionismo estrangeiro. ...
  • Perda da identidade nacional. ...
  • Declínio das línguas minoritárias. ...
  • Aumento do desemprego nos países desenvolvidos. ...
  • Concentração de capital em grandes multinacionais.

Abaixo, entre pontos positivos e negativos, listamos 6 consequências que a globalização traz para o mundo.

  1. Desemprego. ...
  2. Má qualidade na alimentação e doenças. ...
  3. Investimentos na economia estrangeira. ...
  4. Competitividade no mercado econômico. ...
  5. O consumo e o meio ambiente. ...
  6. Tecnologia e comunicação.

Tipos de Globalização

  • 1 – Globalização Econômica.
  • 2 – Globalização Cultural.
  • 3 – Globalização da Informação.
  • Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
  • Desvantagens da globalização: Desigualdade social.