O que o capitalismo tem a ver com a globalização?

Perguntado por: dperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A globalização representa um salto de qualidade no capitalismo monopolista, constituindo-se numa nova fase do imperialismo mundial, ancorada na revolução das tecnologias de informação, na reestruturação produtiva e na predominância do capital financeiro sobre o conjunto da economia mundial.

Referem-se a uma mudança ou transformação na escala da organização social que liga comunidades distantes e ampliam as relações de poder nas grandes regiões e continentes do mundo. (HELD e McGREW, 2001:12-13). O capitalismo globalizado acarretou mudanças profundas nos últimos 30 ou 40 anos.

Expansão do capitalismo
A globalização de certa forma trouxe um estreitamento na relação comercial de alguns países e isso culminou no aumento da difusão do capitalismo. Um exemplo disso é o aumento em compras de artigos de tecnologias como smartphones, computadores, etc.

A globalização trouxe a transnacionalização da economia, o alargamento de alianças políticas, acordos e práticas econômicas para além dos seus locais de origem, especialmente dos países economicamente hegemônicos.

A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, e o incremento no fluxo comercial mundial.

Com a globalização, intensificou-se a formação de blocos econômicos, que são associações de países que estabelecem relações comerciais entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Um aspecto importante é a eliminação de alíquotas de importação, com vistas à criação de zonas de livre comércio.

Com a globalização, o processo de expansão do capitalismo constituiu a chamada economia global, que teve a tecnologia como propulsora. Dentre suas características estão o crescimento do comércio internacional , a rápida expansão dos fluxos e o aumento da inter-relação dos países.

Vantagens da globalização
Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.

A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.

Tipos de Globalização

  • 1 – Globalização Econômica.
  • 2 – Globalização Cultural.
  • 3 – Globalização da Informação.
  • Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
  • Desvantagens da globalização: Desigualdade social.

Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento. Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

A globalização é a junção de vários aspectos que unem civilizações de diferentes cantos do globo. Os principais fatores que caracterizam a formação da globalização são: a economia, a cultura e a informação.

A primeira fase da globalização iniciou-se com as Grandes Navegações e foi até a Primeira Revolução Industrial. A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial.

Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.