Que nome se dá a mistura de raças?

Perguntado por: sdomingues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A miscigenação ou mestiçagem consistem na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Assim, multirraciais ou mestiças são as pessoas que não são descendentes de uma única origem. Essas pessoas possuem características de cada uma das raças de que descendem.

Miscigenação é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças". O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.

A MISCIGENAÇÃO, OU CRUZAMENTO, ENTRE OS GRUPOS ÉTNICOS FOI BASTANTE INTENSA NO BRASIL, DANDO ORIGEM AOS MESTIÇOS OU “PARDOS” (COMO SÃO DENOMINADOS EM ESTATÍSTICAS OFICIAIS): O MULATO (NEGRO + BRANCO), O CABOCLO OU MAMELUCO (INDÍGENA + BRANCO) E O CAFUZO (INDÍGENA + NEGRO).

A miscigenação consiste na mistura entre diferentes etnias humanas. Nesse aspecto, ela ocorre graças a colonização que ocorreu no Brasil através da chegada de povos estrangeiros, das emigrações e das imigrações.

1 combinação, misto, composto, amálgama, complexo, conjunto, fusão, liga, mescla. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Cruzamento de raças diferentes: 2 cruza, caldeamento, cruzamento, hibridação, hibridização, mestiçagem, mestiçamento, miscigenação.

Mestiço. Mestiço - Síntese do dominante e do dominado, do civilizado e do selvagem, do branco e do pele-vermelha, do conquistador e do conquistado. Na sua origem a palavra vem do latim para qualificar aqueles nascidos de pessoas/pais de raça diferente: filho mestiço de branca e negro.

Cafuzo, Mulato e Mameluco
As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram: Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia (i.e. portuguesa), a africana e a indígena.

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc. O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos grupos humanos.

Para fins de estudo, a humanidade é dividida em três grandes grupos étnicos: brancos, negros e amarelos. Neste último, estão incluídos os indígenas. Haverá miscigenação, por exemplo, quando um(a) negro(a) e um(a) branco(a) gerarem um(a) filho(a).