O que aconteceu no período homérico?
O Período Homérico é caracterizado pela fase em que os eventos da história grega narrados por Homero ocorreram. Nessa época, a escrita se sobrepôs à tradição oral, o que possibilitou o registro do conhecimento e sua disseminação para gerações futuras.
Quais os acontecimentos mais importantes do período homérico
Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.
Quais foram as principais características do período homérico
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.
O que foi o período homérico na Grécia Antiga
O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral. Tudo que se conhecia do passado era transmitido oralmente.
O que acontece no período pré-homérico
Período pré-homérico (2000-1100 a.C.): período de formação do povo grego. Marcado pela existência de duas grandes civilizações — minoica e micênica. grande ruralização com a invasão dórica, e existem pouquíssimos registros sobre essa fase. A vida gira em torno do genos, e há um grande recuo civilizacional.
Como se deu a escravidão grega no período homérico
Em Atenas, boa parte dos escravos era proveniente de regiões da Ásia Menor e Trácia. Em geral, eram obtidos por meio da realização de guerras contra diversos povos de origem estrangeira. Os traficantes realizavam a compra dos inimigos capturados e logo tratavam de oferecê-los em algum lucrativo ponto comercial.
O que marca o fim do período homérico
Assim, com toda essa organização/complexidade, as comunidades gentílicas finalmente desaparecem por completo, dando lugar à formação inicial das pólis gregas (cidades-Estado da Grécia Antiga), o que marca o início do Período Arcaico (e fim do Homérico).
Como era a sociedade no período homérico
Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes.
Quais foram os fatos mais marcantes do período pré-homérico
Resumo sobre Período Pré-Homérico
Os micênicos chegaram após a decadência dos cretenses, absorvendo-os e substituindo-os. Construíram cidades muito fortificadas e que eram governadas por um rei, auxiliado por uma elite guerreira e por sacerdotes. Não se sabe ao certo como as duas civilizações entraram em decadência.
Por que o período homérico é chamado dessa forma
Esse período foi chamado de Período Homérico justamente porque as epopeias de Homero foram os principais documentos culturais dessa civilização.
O que significa a palavra homérico
Homérico, no sentido figurado, é uma expressão usada como referência a algum fato heroico, grandioso, épico. Quando queremos nos referir a grandes feitos usamos a expressão façanhas homéricas, fatos homéricos, acontecimentos homéricos.
Como era a educação no período homérico
O foco da educação no período homérico não eram as metodologias de aprendizagem, mas sim da finalidade da educação e os meios necessários para ser efetivada. Por isso a história de Aquiles tornou-se um grande ensinamento de modelo de homem: belo, forte, virtuoso e corajoso.
O que aconteceu durante o período clássico
O Período Clássico foi uma das fases da história da Grécia Antiga. Caracterizou-se pela hegemonia grega sobre o mundo antigo e pelo embate de forças entre Atenas e Esparta. O Período Clássico foi o apogeu das cidades-estados gregas, como Atenas, onde eram construídos grandes teatros para as apresentações culturais.