O que é ser uma pessoa nobre?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Em uma linguagem mais filosófica, a noção de nobreza está relacionada com valores morais humanos como a generosidade, a lealdade, a honestidade e bom caráter. Por esta razão, quando uma família possui muitas propriedades ou muito requinte, bons comportamentos, boa educação, é comum dizer que é uma família nobre.

Diz-se do indivíduo que é digno de respeito e reverência pela grande quantidade de qualidades e excelências demonstrados; que demonstra sublimidade de caráter ou de moralidade; ilustre, honroso ou notável; 4.

Um bairro é considerado nobre quanto tem excelente infraestrutura urbana, diversas opções de comércios e serviços, amplas áreas verdes e muita segurança. Por isso, conhecer esses locais antes de mudar para alguma localidade é muito importante.

Gesto nobre. Gesto de solidariedade. Um gesto grande, maior do que tudo de ruim que vem acontecendo por aí. Esse gesto, assim como outros tantos por aí, nos faz crer que existe esperança no amanhã.

3 elevado, digno, grandioso, ilustre, distinto, egrégio, emérito, eminente, excelente, exímio, honroso, ínclito, insigne, meritório, notável, preclaro, sublime, superior.

O amor

O amor é o mais nobre dos sentimentos.

Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Cujo caráter é generoso; magnanimidade. Propriedade conferida a famílias ou pessoas cuja origem é nobre; em que há pureza, boa educação, requinte, bons comportamentos etc.

A nobreza era proprietária de terras e também chamada de senhores feudais. Este exercia poder absoluto em seus domínios, aplicava as leis, concedia privilégios, administrava a justiça, declarava a guerra e fazia a paz.

Fidalgo é um membro da nobreza ou alguém com gestos nobres. A palavra surgiu da contração da expressão "filho d'algo", utilizada na região de Portugal e Espanha na época das cortes. Um "filho d'algo", e posteriormente um fidalgo, era aquele que tinha algum grau de nobreza.