Qual a ordem da aristocracia?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

“Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão.

Rei é o mais alto título da nobreza, reservado ao membro da família real que preside o governo monárquico, responsável pelo governo da dinastia. Príncipe é o título dado aos filhos do Rei, seus herdeiros na linha de sucessão ao trono. Em geral é dado ao primeiro filho, que será o herdeiro direito.

Duque/Duquesa
É o título com maiores poderes após o rei/rainha. Assim como os demais cargos, foi criado no século 5, a partir da queda do Império Romano e do início dos reinados que o sucederam. Na prática, como alguns reinos eram muito grandes, era preciso dividir as responsabilidades dos territórios.

Dentre os cinco escalões da nobreza, dos quais também fazem parte os títulos de marquês, conde, visconde e barão, o mais alto é o título de Duque, que pode ser herdado do pai ou recebido por algum monarca.

Lord é usado como um termo genérico para denotar membros da nobreza. Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.

Aristocracia significa nobreza. É a classe social superior. O termo aristocracia tem origem no grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada.

O único título acima do patamar de um rei é o de imperador. O equivalente feminino, a rainha pode ser a esposa do rei ou então uma soberana no seu próprio direito por hierarquia, como é o caso da Rainha Elizabeth, no Reino Unido.

Duque. É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe – normalmente o filho da família reinante – e tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa aquele que conduz, o que vai à frente, o pastor.

Duque e Duquesa
A duquesa era a esposa do duque. Acima deste título, poderia ainda haver o arqui-duque e o grão-duque. Os príncipes William e Harry receberam os títulos de Duque de Cambridge e Duque de Sussex após se casarem, mas não deixaram de ser príncipes. E vale lembrar que nem todo príncipe é duque.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

O Monarca designa o Primeiro-ministro como chefe do Governo de Sua Majestade no Reino Unido, com o consenso de que este deveria ser igualmente membro da Câmara dos Comuns para, mais facilmente, formar um governo apoiado pela maioria dos parlamentares.

O título custava 2.450.000 réis (na grafia 2:450$000; cada milhão de réis era chamado de conto, então são 2 contos e 450 mil réis).

É um título hereditário, mas pode ser também atribuído a uma pessoa, neste caso normalmente a um filho do soberano ou a uma pessoa cujos serviços o mesmo queira recompensar.

Por exemplo, usaria "Vossa Graça" ao dirigir-se a um Duque, "Meu Senhor" ao dirigir-se a um Conde ou a um Barão, e "Minha Senhora" ao dirigir-se a uma nobre mulher.

São títulos honoríficos, na maioria das vezes apresentados, sem nenhum pagamento. O portador de um elogio é chamado de comendador.

Príncipe (do latim principis, princeps, que significa "o primeiro") atualmente pode designar os herdeiros de um rei ou imperador, o monarca de um principado ou membros de uma família real.