Precisa de lei para criar autarquia?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Enquanto a autarquia necessita de lei ordinária para a sua criação, a empresa pública necessita de lei que autorize a sua criação e passa a existir juridicamente somente após o registro dos seus atos constitutivos no órgão competente.

O Decreto – Lei nº 200/1967 determina que a criação de uma autarquia deve ser feita apenas por meio de lei. Além disso, o controle e a extinção dessa entidade também deve ser por meio legal. É possível notar a atuação das autarquias em vários aspectos da sociedade.

LEI Nº 5.645, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1970.
Estabelece diretrizes para a classificação de cargos do Serviço Civil da União e das autarquias federais, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

Somente por decreto presidencial poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir suas áreas de atuação.

Em âmbito federal, a lei de criação das autarquias é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo (Presidente da República). Essa regra também se aplica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, adaptando-se à iniciativa privativa, ao Governador e ao Prefeito.

Assim como as de âmbito federal, a autarquia estadual tem um funcionamento parecido, mas esta é fiscalizada pelo governo Estadual.

Autarquia é pessoa jurídica de direito público, com função pública típica; entidade paraestatal é pessoa jurídica de direito privado, com função pública delegada.

A empresa pública se submete à regra do concurso público, e o respectivo pessoal se sujeita ao regime estatutário. b. Autarquia é pessoa jurídica de direito público, que pode ser criada tanto para a execução de atividade típica de Estado quanto para participação estatal na atividade econômica.

Fundação pública de direito público: nada mais é que uma espécie de autarquia. É chamada de fundação autárquica. É uma espécie do gênero autarquia e, por isso, a lei não autoriza a sua criação. A lei cria fundação pública de direito público.

Tipos de autarquias
As institucionais, por exemplo, são responsáveis por executar funções típicas de estado, sendo divididas em: autarquias assistenciais, previdenciárias, culturais, profissionais ou corporativas, controle ou agências reguladoras, associações e administrativas.

É o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Artigo 5º do Decreto-Lei nº 200/67.